Corpo do artigo
Hospital de S. Teotónio, em Viseu, instalou um sistema electrónico de protecção contra raptos de bebés. Funciona através de uma pulseira colocada numa perna do recém-nascido, que faz disparar um alarme quando o bebé sai da sala, onde está internado, sem autorização.
O serviço cobre todos os departamentos de cuidados de saúde a recém-nascidos e crianças, incluindo a Obstetrícia, Neonatologia, Urgência Pediátrica e Pediatria.
Em caso de tentativa de rapto, o sistema acciona um alarme sonoro e bloqueia todas as portas, travando a fuga do raptor para além do perímetro de segurança.
Há menos de dois anos, houve uma tentativa de roubo de um bebé internado na Pediatria do S. Teotónio. "A intenção foi imediatamente abortada internamente", lembra José Luís Gomes, vogal do Conselho de Administração.
O caso veio confirmar que a unidade de Saúde não está completamente incólume, por isso terá impelido a Direcção do hospital a instalar o equipamento de protecção contra raptos de bebés.
"Este sistema tranquiliza toda a gente, especialmente os pais e os profissionais de Saúde do hospital. É um equipamento que transmite segurança", afirma o administrador.
"A pulseira é colocada na sala de partos, logo que a criança nasce. A partir daí, todos os dados referentes ao recém-nascido (nome dos pais, peso, comprimento, etc.) são introduzidos na base de dados. Quaisquer tentativas de romper, cortar ou tirar a pulseira da perna do bebé faz disparar os alarmes instalados dentro do perímetro de segurança", explica Idalice Ferreira, enfermeira-chefe do serviço de Neonatologia.
Vários hospitais do país já instalaram sistemas congéneres, nomeadamente o S. João, no Porto, Garcia de Horta (Lisboa), S. João de Deus (Vila Nova de Famalicão), Luz (Lisboa) e Senhora da Oliveira (Guimarães).
"O nosso sistema é dos mais simples (e eficazes) de implementar. A tecnologia que lhe está associada está a sempre a inovar e a simplificar a instalação destes equipamentos electrónicos", acrescenta a enfermeira-chefe.
O que o S. Teotónio instalou na totalidade dos seus serviços é o "Hugs", produzido no Canadá.