Corpo do artigo
Deco e Cristiano Ronaldo, dois dos "pilares" da selecção portuguesa de futebol, voltam a figurar na lista de candidatos ao prémio da FIFA para melhor jogador mundial do ano.
Comparativamente a 2004, numa votação ganha pelo brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que volta a ser candidato, Portugal "perde" um representante, precisamente o único jogador luso que integra a lista de vencedores, Luís Figo, eleito em 2001.
Se no ano passado as alternativas abrangiam 35 jogadores, para 2005 a FIFA decidiu emagrecer as candidaturas a um grupo de 30, suficiente, porém, para incluir mais dois vencedores, na corrida ao inédito "tetra": o brasileiro Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e o francês Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003).
Mais uma vez, o Brasil volta a destacar-se entre as candidaturas, colocando sete jogadores na lista elaborada por um painel de especialistas definido pela FIFA, pois, além de Ronaldinho e Ronaldo, são também candidatos Adriano, Cafu, Kaká, Roberto Carlos e Robinho.
Três destes representantes "canarinhos" reforçam também a clara posição do Real Madrid como principal fornecedor da lista, juntando-se a este trio Zidane, o inglês David Beckham e o espanhol Raul.
O mesmo painel da FIFA determinou também cinco estreias absolutas: o ganês Michael Essien, o nigeriano Jajy-Jay Okocha,o argentino Juan Riquelme, o holandês Arjen Robben e o brasileiro Robinho.
Lista de candidatos a melhor jogador mundial:
Portugal (2): Deco (FC Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Manchester United).
Alemanha (1): Michael Ballack (Bayern Munique).
Argentina (1): Juan Riquelme (Villarreal).
Brasil (7): Adriano (Inter Milão), Cafu (AC Milão), Kaká (AC Milão), Robinho (Real Madrid), Roberto Carlos (Real Madrid), Ronaldinho (FC Barcelona) e Ronaldo (Real Madrid).
Camarões (1): Samuel EtoÈo (FC Barcelona).
Costa do Marfim (1): Didier Drogba (Chelsea).
Espanha (1): Raul (Real Madrid).
França (2): Thierry Henry (Arsenal) e Zinedine Zidane (Real Madrid).
Gana (1): Michael Essien (Chelsea).
Holanda (2): Arjen Robben (Chelsea) e Ruud van Nistelrooy (Manchester United).
Inglaterra (4): David Beckham (Real Madrid), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea) e Wayne Rooney (Manchester United).
Itália (3): Gianluigi Buffon (Juventus), Paolo Maldini (AC Milão), Alessandro Nesta (AC Milão).
Nigéria (1): Jay-Jay Okocha (Bolton).
República Checa (1): Pavel Nedved (Juventus).
Suécia (1): Zlatan Ibrahimovic (Juventus).
Ucrânia (1): Andrei Shevchenko (AC Milão).