Fórmula 1 - GP Europa - Raikkonen na "pole", Hamilton protagoniza acidente aparatoso
Corpo do artigo
Nurburgring, Alemanha, 21 Jul (Lusa) - O piloto finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), conquistou hoje a "pole position" do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1, que se disputa domingo em Nurburgring, na Alemanha, numa sessão marcada pelo acidente de Lewis Hamilton.
Raikkonen, que rodou em 1.31,450 minutos a uma média de 202,655 km/h conseguindo a 13ª "pole" da carreira e segunda da temporada, terá a seu lado o bicampeão Fernando Alonso (McLaren-Mercedes), que realizou a sua volta mais rápida em 1.31,741.
O finlandês tentará domingo, na 10ª das 17 provas do Mundial, conquistar a sua terceira vitória consecutiva depois de ter triunfado nos Grandes Prémios da França e da Grã-Bretanha.
A segunda linha da grelha de partida será ocupada pelo brasileiro Felipe Massa (Ferrari), que rodou em 1.31,741 e pelo alemão Nick Heidfeld (BMW Sauber).
A qualificação ficou marcada pelo aparatoso acidente do britânico Lewis Hamilton, líder do Mundial, que embateu nas barreiras de protecção devido a um problema na suspensão dianteira que provocou o rebentamento do pneu direito.
Hamilton, que ainda não falhou pódio nas nove provas já disputadas e lidera o Mundial com 12 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipa Fernando Alonso, estava consciente quando foi retirado de ambulância para a clínica do circuito.
Caso esteja em condições de alinhar domingo, Hamilton sairá nos últimos lugares da grelha de partida. Se tal não acontecer, Alonso será o único representante da Ferrari, porque o piloto de reserva, Pedro de La Rosa, está impedido de participar, por não ter disputado a sessão de qualificação.
AO.
Lusa/fim