Corpo do artigo
Um homem de 64 anos foi morto a tiro, na noite de anteontem, em Albergaria-a-Velha. Atraído pelo barulho de um tiroteio, aproximou-se de uma janela e foi atingido. Os autores dos disparos ainda não foram capturados.
A curiosidade revelou-se fatal um agricultor de Loure, na freguesia de S. João de Loure, Albergaria-a-Velha. A transmissão pela televisão do jogo Marítimo-Benfica terminara e João Ferreira Leite, que assistira ao jogo no bar da Associação de Amigos das Escolas, Cultura e Recreio de Loure, aprestava-se para pagar.
Foi nessa altura que se ouviu o barulho de tiros no largo fronteiro. Acercou-se de uma das janelas e foi atingido por um tiro de pistola, na zona do fígado. Era um dos escassos três a quatro clientes que estava no interior da associação. "Ouvi o barulho e só o vi cair para trás", disse, ao JN, uma empregada do bar.
Na origem do homicídio estará uma tentativa de assalto a um feirante de 37 anos, que também tinha estado no bar a ver o jogo pela televisão. "Tinha acabado de entrar para carrinha, quando lhe apareceu um indivíduo de pistola na mão, que disse: 'Sai, sai'. Trancou a porta e ligou a carrinha, para fazer marcha-atrás e foi nessa altura que o indivíduo disparou. A sorte dele foi que se agachou e a bala não lhe acertou, só partiu o vidro", contou, ao JN, Silvério Andrade.
O autor dos disparos e os dois comparsas actuaram de cara destapada mas tentaram tapar a matrícula da carrinha que os transportava com uma "t-shirt" branca e dispararam "a torto e a direito".
Um desses disparos atingiu João Leite, furando a caixilharia da janela. Uma outra bala foi alojar-se na parede. No local estiveram a GNR de Albergaria-a-Velha e a Polícia Judiciária de Aveiro, que assumiu as investigações, tendo sido recolhidos vários invólucros de balas de 9 milímetros numa das saídas do largo da Capela. Até ao princípio da noite de ontem, não tinham sido efectuadas detenções, segundo apurou o JN, estando prevista para hoje a autópsia da vítima mortal.
* com Jacinto Martins