Corpo do artigo
O Metro chega, esta tarde, à Maia, com a viagem da primeira composição da Linha Verde (C), que ligará o Estádio do Dragão ao Fórum da Maia. A composição tem chegada prevista para cerca das 16.30 horas e transporta a comitiva que inaugura a ligação e terá a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
A linha, que entra em exploração comercial às 19 horas, fez surgir seis novas estações Cândido dos Reis, Pias, Araújo, Custió (no concelho de Matosinhos), Parque Maia e Fórum Maia. A estas junta-se a da Fonte do Cuco, em Matosinhos, já existente.
A linha do comboio é aproveitada em toda a extensão no concelho de Matosinhos.
Em mais de metade da distância, este novo troço segue o antigo traçado da Linha da Trofa.
A outra parte corresponde a um lanço novo. Ou seja, parte significativa destes 6,8 quilómetros da rede representam um desvio relativamente ao velho trajecto ferroviário.
Todas as estações deste primeiro segmento da Linha Verde encontram-se dentro da zona intermodal C5, precisamente a mesma zona que abrange parte das estações da Linha Vermelha.
Assim, a utilização do serviço entre o centro da Maia e o centro do Porto implicará a aquisição de um título Z3 (custo de um euro para um título de viagem e de 25,7 euros para a assinatura mensal).
Quem percorrer todo o trajecto disponível (Estação Estádio do Dragão/Estação Fórum Maia), demora 32 minutos e percorre uma distância de 16,3 quilómetros. A rede do Metro do Porto conta já com três linhas em operação numa extensão total superior a 29 quilómetros.