Corpo do artigo
O Parque de Natureza de Noudar, no concelho de Barrancos, abre hoje ao público, num projecto da empresa gestora do Alqueva (EDIA) apontado como inovador na área do turismo de natureza. Segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infra- estruturas de Alqueva (EDIA), o parque, instalado na Herdade da Coitadinha (sua propriedade), está orientado para as boas práticas agrícolas de gestão agro-florestal em territórios da Rede Natura 2000.
«O parque é um espaço, com cerca de mil hectares, onde o turismo, a conservação da natureza e a actividade agro- florestal são sinérgicos e geridos em conjunto», realça o presidente da EDIA, Henrique Troncho. O projecto, garante, é um «bom exemplo do casamento entre os valores ambientais e o turismo», resultando do «compromisso assumido pela EDIA» no âmbito das medidas de compensação dos impactes causados pela construção do sistema Alqueva - Pedrógão.
Com um investimento de 4,5 milhões de euros - 75% dos quais financiados através de fundos comunitário, o Parque de Noudar, cujas valências começaram a ser criadas em 2003, conta com uma casa de campo (oito quartos duplos) e outra de apoio (para 30 pessoas, em quartos de duas a seis camas) para visitantes. Os turistas que ali acorram, a cerca de oito quilómetros de Barrancos, junto ao castelo de Noudar, podem efectuar visitas guiadas de interpretação do património histórico e cultural ou realizar o percurso munidos de aparelhos portáteis de GPS.