Corpo do artigo
Osistema de ar condicionado, necessário para conservação dos microfilmes, é o único ruído de fundo. O silêncio impera na sala do Centro de História da Família da Avenida Gago Coutinho, em Lisboa, um entre duas dezenas espalhados pelo país e geridos pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Donzília Ribeiro, membro da igreja mórmon há 25 anos, é uma das várias pessoas de olhar preso à máquina de leitura, na tentativa de decifrar registos paroquiais com duas centenas de anos.
Desde que começou a fazer a sua árvore genealógica, Donzília já registou perto de quatro mil nomes. Qual o alicerce dessa procura das raízes e de horas infindáveis de pesquisa? O princípio central na fé da igreja mórmon de que a família é para toda a eternidade e de que cabe a cada crente zelar pela salvação dos seus antepassados. Para isso, solicitam o seu baptismo, como se fosse feito por procuração.
Essa crença sustenta, a nível internacional, a Sociedade Genealógica do Utah (SGU), fundada pela igreja em 1894 e que já fez microfilmagem de registos em mais de 100 países. Chegou ao nosso em 1975 e desde então, segundo Jesus Sanchez Chacon, responsável pela actividade da SGU em Portugal, microfilmou 4500 a 5000 rolos, abarcando períodos que vão de 1550 a 1880 ou, nalguns arquivos, até 1911.
"Bunker" para rolos
Tal como acontece com os microfilmes de todo o mundo, o material é depositado num autêntico "bunker" no estado norte-americano do Utah (berço da igreja), sob 200 metros de granito, num armazém à prova de ataque nuclear ou risco sísmico. Apesar de os registos constituírem património cultural reconhecido legalmente, a sua utilização por uma igreja e o facto de ser levado para o estrangeiro não levanta dúvidas às autoridades.
Os protocolos de cooperação com a Torre do Tombo têm-se sucedido desde 1979 e actualmente estão a ser feitas digitalizações no Porto - na sequência de uma renovação do protocolo, feita a 30 de Agosto - e preparados novos projectos em Portalegre e Faro.
Segundo Anabela Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Transferência de Suportes da Torre do Tombo, apenas nos arquivos de Castelo Branco e Santarém nunca foram feitas microfilmagens. Por factores que se prendem "com a falta de condições, como pessoal disponível para preparar a documentação". A responsável acentua a importância da parceria com a SGU. "Não teríamos condições de preservar este património", admite, já que o trabalho da sociedade é gratuito.
Clara Guerra, da Comissão Nacional de Protecção de Dados, explica que esta entidade nunca foi chamada a comentar ou dar parecer sobre a matéria. "A comissão abriu um inquérito na sequência de notícias, mas naturalmente a intervenção é muito limitada. Fora do nosso território nem sequer temos qualquer jurisdição", salienta, acrescentando que, embora um arquivo seja público, há uma diferença substancial entre a sua consulta ou a realização de cópias. Sem querer comentar decisões superiores, Anabela Ribeiro contrapõe a sua opinião como arquivista "Trata-se de documentação do domínio público, cuja utilização nunca conseguiríamos controlar".
Apesar das tentativas, o JN não conseguiu apurar o número de portugueses que já foram alvo de baptismo vicário, apesar de as ordenanças serem registadas informaticamente.
Quais as razões para a designação da igreja?
O termo santos refere-se, segundo a igreja, aos que acreditam em Cristo, enquanto a designação dos últimos dias tem a ver com a crença numa segunda vinda de Jesus à terra.
Como nasceu a igreja e a designação mórmon?
Os membros acreditam que Joseph Smith teve visões e diálogos com Deus, Jesus e João Baptista, que o teria baptizado. O termo mórmon vem do Livro de Mórmon, que os membros aceitam como um evangelho entregue aos antigos habitantes do continente americano.
Em que consiste o plano de salvação?
Para o aceitar é preciso acreditar, como os mórmon, em três estádios de vida pré-terreno, terreno e espiritual, durante o qual, após o julgamento divino, apenas os crentes terão direito a entrar no reino celestial.
Qual a estrutura e clero a nível internacional?
Há um profeta e 12 apóstolos, coadjuvados por 70 anciãos. O sacerdócio tem, para os mórmon, um sentido muito alargado qualquer homem pode ser sacerdote (embora haja dois níveis, o maior e o menor).
Qual a implantação que tem no mundo?
Os números são os que a própria igreja apresenta 12 milhões. Por países, a mais recente entrada foi na Rússia.