Corpo do artigo
ilegal GNR apreendeu arma ilegal e alerta para a proliferação deste tipo de adaptações
As quase inofensivas armas de alarme que podem ser adquiridas em qualquer armeiro, estão a ser adaptadas, cada vez mais, e de uma forma ilegal, para o calibre 6,35, transformando-se em armas que podem ser mortais.
Esta situação tem vindo a proliferar em todo o país e nomeadamente na região das Beiras e Trás-os-Montes. Nas áreas do Comando de Destacamento da GNR de Lamego e Moimenta da Beira, a detecção de casos de armas ilegais e adaptadas tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses.
Ainda anteontem, um homem de 48 anos, residente na freguesia de Vilar, em Moimenta da Beira, foi detido por ter na sua posse uma pistola 6,35 também resultante de uma adaptação de uma arma de alarme e sem licença. O assunto está agora em inquérito judicial.
Seis balas
A forma de alterar a pistola é simples. Segundo apurámos, as adaptações das pistolas são feitas, normalmente, através de uma alteração ao cano da arma, num torneiro. Após vários acertos, fica pronta a disparar balas (normalmente seis).
Porém, as autoridades, além da ilegalidade desta operação, alertam para o perigo que este tipo de armas de qualidade duvidosa representa ao nível da segurança também dos utilizadores. Já houve alguns casos em que rebentaram nas mãos dos donos. A pena em que incorrem os infractores que recorrem a este tipo de procedimento pode ir de uma coima monetária até dois anos de prisão. Almeida Cardoso