Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo é o jogador com mais valor mediático do futebol mundial, de acordo com um estudo da Universidade de Navarra, Espanha. O futebolista português desalojou o brasileiro Ronaldinho Gaúcho do primeiro lugar deste ranking da fama, calculado pelos níveis de popularidade e de notoriadade. Os mesmos critérios colocam outro português num patamar ilustre José Mourinho é o segundo treinador mais renomado, atrás do rival Alex Ferguson.
O Grupo de Investigação de Economia, Desporto e Intangíveis da Unversidade de Navarra calcula o valor mediático medindo o nível de popularidade (número de páginas web que fazem referência ao futebolista e à respectiva equipa) e de notoridade (soma do número de notícias sobre o jogador e sobre o clube, publicadas em inglês, espanhol, português, francês, italiano e alemão).
O relatório demonstra a supremacia mediática do campeonato inglês e comprova que Cristiano Ronaldo é o maior destaque da temporada. Entre os documentos equivalentes de Junho de 2006 e de Fevereiro deste, o craque madeirense já trepara da 21.ª para a quinta posição do ranking de valor mediático, acabando, nos últimos quatro meses, por chegar ao primeiro lugar, e destronando Ronaldinho Gaúcho, entretanto relegado para o terceiro lugar. David Beckam mantém o quarto lugar.
A fulgurante promoção do nº 17 do Manchester United só tem parelha na de outro craque, o brasileiro Kaká, que, de Setembro para cá, subiu do 26.º para o oitavo lugar. Em igual período, outro jogador do campeão inglês teve uma ascensão assinalável Paul Scholes subiu do 65.º ao 19.º lugar.
O Manchester United tem mais dois jogadores no "top 20" dos mais ilustres o atacante inglês Wayne Rooney, que subiu do terceiro para o segundo lugar; e o extremo galês Ryan Giggs, promovido do 31.º ao 13.º posto. O rival Chelsea também tem quatro estrelas de primeira grandeza, mas em lugares mais discretos: Drogba é sexto (18.º em Setembro de 2006), Ballack é décimo (7.º), Lampard é 11.º (14.º) e Shevchenko é 17.º (20.º).
Entre os treinadores, Ferguson e Mourinho destacam-se dos outros. Muitos atrás, surgem Capello, Benitez e Wenger.
Pelos mesmos critérios usados para calcular o jogador com mais "valor mediático" no futebol mundial, os especialistas da Universidade de Navarra também acharam o clube com mais notoridade e mais popularidade do mundo. E o melhor voltou a ser encontrado além-Mancha. O Manchester United, campeão inglês em título, foi cotado com um valor mediático de 72,3%, à frente de outro clube inglês o Chelsea (65,3%). O ascende mediático do campeonato inglês sobre as ligas continentais resultou na queda de notoridade do Real Madrid, que liderava o "ranking", em Fevereiro, e que, agora, se vê atirado para o quarto lugar, atrás do Barcelona e mesmo depois de ter ganho o título espanho. O A.C. Milan, campeão italiano, é quinto. Outras duas equipas inglesas, Liverpool (6.º) e Arsenal (8.º) estão no "top 10". Dos clubes portugueses não reza a história.