Corpo do artigo
Jacinto João, velha glória do Vitória de Setúbal e da selecção, faleceu, ontem, vítima de ataque cardíaco. "JJ", como ficou conhecido o talentoso esquerdino, tinha 60 anos.
O "Garrincha Português", como também lhe chamavam, fez parte da mais gloriosa equipa do Vitória de Setúbal, ao lado de outros grandes jogadores, como Matine, Jaime Graça, Zé Maria ou Conceição. Nos anos 60 e ínicio da década de 1970, espalhou o perfume do seu futebol pelos relvados portugueses e europeus.
Jacinto João, que já tinha sofrido três ataques cardíacos, faleceu cerca das 5.50 horas. O corpo de "JJ" está, desde a manhã de ontem, em câmara ardente, na sala de conferências do Vitória. O funeral realiza-se esta tarde (14.30), para o cemitério de Algeruz, em Setúbal.
"Morreu uma figura grada deste clube, que derramou classe nos campos de futebol de todo o país e também de alguns países estrangeiros", disse Fernando Tomé, amigo de longa data de "JJ" e colega de equipa no Vitória durante sete anos.
Jacinto João representou 10 vezes a selecção, pela qual se estreou em Outubro de 1968, tendo marcado dois golos.
"É uma perda irreparável para a família vitoriana e para o futebol", disse o presidente do Vitória, Chumbita Nunes, que definiu o internacional como um homem "de personalidade muito vincada, muito humilde e que nunca viu o seu valor devidamente reconhecido".
Em tributo a "JJ", a FPF mandou guardar um minuto de silêncio nos jogos que organiza este fim-de-semana.