UE/Presidência: Tropas portuguesas transportam bandeira da União no desfile do 14 de Julho em Paris
Corpo do artigo
Cristiana Soares, da CLPTV, Paris, em serviço para a Lusa
Paris, 14 Jul (Lusa) - Militares portugueses transportam hoje a bandeira da União Europeia na Avenida dos Campos Elísios, Paris, a convite do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no âmbito das comemorações do 14 de Julho.
É a primeira vez que militares estrangeiros participam no desfile comemorativo da tomada da Bastilha, que marcou o inicio da revolução francesa em 1789.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, decidiu este ano convidar todos os 27 paises da União Europeia para as comemorações, e como Portugal detém a presidência da UE neste semestre, coube aos militares portugueses a honra especial de transportarem a bandeira da União Europeia.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, chega a Paris na madrugada do dia 14 para se juntar ao presidente Sarkozy e ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na mesa de honra das festividades.
"É uma grande honra em estar a desfilar e estamos a fazer o melhor para sermos os melhores", resumiu o capitão Antonio Tanganha, relações públicas do pelotão que quarta-feira treinou nos Campos Elísios para o desfile de hoje.
"Numa altura em que Portugal assume a presidência da UE, vamos participar, em termos de disposição de forças, numa posição cimeira, à frente de todos os outros paises, o que nos dá maior destaque. Como tal, não só eu como todos os militares nacionais que participam no desfile estamos orgulhosos", referiu na mesma ocasião Tiago Catela, comandante do pelotão.
O protagonismo dos soldados portugueses, além do orgulho, acarreta também dificuldades: "O mais difícil foi adaptarmo-nos aos pelotões que estão ao nosso lado. Adaptámo-nos facilmente ao ritmo da música francesa, que é muito parecido com o nosso ritmo. Foi mais complicado adaptarmo-nos aos dois pelotões que estão ao nosso lado, a Alemanha e a Eslovénia", rematou o Capitão Antonio Tanganha.
Lusa/Fim