Viana: fábrica vai pôr no mercado peixe fresco, amanhado e limpo, acompanhado de receitas
Corpo do artigo
Viana do Castelo, 18 Jul (Lusa) - Uma inovadora fábrica de peixe, que comercializará os seus produtos sempre acompanhados de receitas nutricionalmente equilibradas, abre em breve em Lanheses, Viana do Castelo, disse hoje à Lusa fonte da unidade fabril.
A fonte da "Atlanti.Co", um investimento de 2,6 milhões de euros que vai criar 30 postos de trabalho, acrescentou que a fábrica vai ser apresentada publicamente quinta-feira e que a sua entrada em funcionamento apenas aguarda o final do processo de certificação da norma ISO 22000 pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Ainda este ano, a "Atlanti.Co" prevê facturar cerca de 2,9 milhões de euros, um volume de negócios que poderá ascender a sete milhões de euros em 2008 e a 10 milhões em 2009.
Este projecto foi reconhecido e apoiado por alguns concursos nacionais, com destaque para a conquista do prémio BES Inovação 2005, uma iniciativa que se destina a promover a inovação e o conhecimento, nomeadamente na sua dimensão de aplicação à actividade empresarial nacional.
Outra distinção atribuída ao projecto "Atlanti.Co" foi o Prémio PME-Investimento 2005.
A fábrica vai dedicar-se à transformação de peixe fresco e sua comercialização em cuvetes, previamente amanhado e limpo, apresentando-se em doses convenientes (posta, lombo ou filete) pronto a ser confeccionado.
As embalagens serão acompanhadas de "receitas nutricionalmente equilibradas", concebidas pela nutricionista Paula Veloso, autora de livros como "Dieta sem Dietas" e "Dieta sem Castigo", este último finalista na categoria de melhor livro de culinária para crianças e família pela Gourmand International.
A fonte da empresa sublinhou as "grandes vantagens" para o consumidor resultantes do facto de o peixe estar disponível já amanhado e limpo, aliado à disponibilização de receitas adaptadas a cada espécie.
"Torna-se muito fácil cozinhar", referiu, salientando ainda, como outra vantagem, que se trata de um produto "sem cheiro".
A "Atlanti.Co" vai produzir uma "variedade alargada", que vai desde a gama de peixes tradicionais, à gama para crianças, de especialidades e de peixe da época.
A empresa conta com cinco figuras públicas que se vão assumir como seus "embaixadores", designadamente Adelaide Sousa, Sílvia Rizzo, Virgílio Castelo, Maria Emília Correia e Tozé Martinho.
Estes actores serão, no decorrer deste ano, responsáveis pela entrega de peixe fresco "Atlanti.Co" em diversas instituições de solidariedade social, com o objectivo de contribuir para uma alimentação mais saudável das crianças carenciadas nelas acolhidas.
A "Atlanti.Co" pretende tornar-se numa "marca de referência" no sector, "revolucionando o consumo de peixe fresco e conquistando a preferência dos consumidores, através de uma forte e sustentada aposta na inovação".
Números divulgados pela empresa dão conta de que, segundo um estudo do Eurostat, Portugal é o país da União Europeia com maior consumo de peixe "per capita", mas apenas o décimo se ao total se retirar o consumo de espécies sazonais, como o bacalhau, e a chamada pesca de cerco (como a sardinha e carapau).
O consumo insuficiente de peixe fresco no dia-a-dia está patente no facto de o peixe pesar apenas quatro por cento na balança alimentar dos portugueses, contra dez por cento da carne.
VCP.
Lusa/fim