A figurinista portuguesa Maria Gonzaga vai receber em junho o Prémio Bárbara Virgínia, criado pela Academia Portuguesa de Cinema, para reconhecer mulheres no cinema português, foi anunciado esta quarta-feira .
Corpo do artigo
De acordo com a programação de junho da Cinemateca Portuguesa, Maria Gonzaga receberá o prémio a 22 desse mês, numa sessão em que será exibida uma montagem de imagens sobre o trabalho "como responsável de guarda-roupa de dezenas de produções de cinema e televisão desde o início dos anos 1980".
Na ocasião, a Cinemateca Portuguesa irá ainda exibir "A promessa" (1972), de António de Macedo, o primeiro filme português oficialmente selecionado para o Festival de Cannes, e no qual Maria Gonzaga teve uma participação como atriz.
Nascida em Lisboa em 1951, Maria Gonzaga fez cinema e teatro, estudou cenografia, mas o percurso foi trilhado sobretudo em guarda-roupa e figurino, trabalhando ao lado de nomes como João César Monteiro, José Álvaro Morais, Teresa Villaverde, Luís Filipe Rocha e Mário Barroso.
Em 2019, Maria Gonzaga foi distinguida com o prémio Sophia pelo guarda-roupa do filme "Parque Mayer", de António-Pedro Vasconcelos.
O Prémio Bárbara Virgínia foi criado em 2015 e atribuído pela primeira vez nesse ano à atriz Leonor Silveira.
Desde então, foram já distinguidas a atriz Laura Soveral, a colorista Teresa Ferreira, a atriz e assistente de realização Júlia Buisel e a realizadora Solveig Nordlund.
A Academia Portuguesa de Cinema batizou este prémio com o nome daquela que é considerada a primeira realizadora portuguesa de cinema.
Bárbara Virgínia, nome artístico de Maria de Lourdes Costa, foi atriz, bailarina e locutora de rádio e realizadora de cinema, a primeira mulher em Portugal a assumir essa função. Morreu em março de 2015, aos 92 anos, no Brasil, onde viveu mais de 50 anos.
"É uma ilustre desconhecida para os portugueses, mas é uma verdadeira heroína. Este prémio é uma homenagem não só a ela, mas à participação da mulher no cinema português", afirmou o presidente da academia, Paulo Trancoso, quando o prémio foi criado.