Um golo chegou para o Brasil ganhar ao Gana (1-0), num particular de futebol realizado esta segunda-feira no Estádio de Craven Cottage, em Londres, e em que Elias e Hulk foram suplentes utilizados na selecção "canarinha".
Corpo do artigo
Leandro Damião, num remate cruzado a passe de Fernandinho, fez o golo, aos 45 minutos, em jogo dominado pelo Brasil a meio-campo, mas sem conseguir entrar eficazmente na defesa do Gana, que até jogou cerca de uma hora em inferioridade numérica.
[Youtube:k0vGsv0uEFQ]
Com alguma dose de injustiça, Opare foi expulso aos 34 minutos, por entrada sobre Lúcio, que manifestamente exagerou na reacção ao toque, levando o árbitro, o inglês Mike Dean, a mostrar segundo amarelo ao ganês e a expulsá-lo.
O Brasil, de novo com Ronaldinho Gaúcho em destaque no ataque, voltou a ser decepcionante, como já tinha sido nos últimos jogos particulares, e nunca foi claramente superior ao adversário.
Ainda assim, esteve mais perto do segundo golo, destacando-se o bom cabeceamento de Pato, aos 86 minutos, numa jogada construída por Ronaldinho e a que Adam Kwarasey correspondeu com boa defesa.
Antes do golo de Leandro Damião, o Brasil já tinha chegado às redes da baliza adversária, pelo mesmo jogador, aos 25 minutos, após passe óptimo de Neymar, mas o árbitro assinalou fora de jogo.
O primeiro dos brasileiros a actuar na Liga portuguesa que entrou em ação foi Elias, reforço do Sporting, que rendeu aos nove minutos Paulo Ganso, lesionado depois de um toque na coxa esquerda.
O "dragão" Hulk também teve nova oportunidade por parte do treinador Mano Menezes, entrando ao intervalo para o lugar de Fernandinho, enquanto o seu futuro companheiro de clube Danilo não saiu do banco.
Hulk - a quem nunca foi dada oportunidade de cobrar um livre - e Elias não conseguiram exibições de destaque, perdendo uma boa oportunidade para se afirmarem no "escrete", e não voltarão a ter outra tão cedo: os próximos particulares do Brasil são contra a Argentina, a 14 de Setembro, em Córdoba, e a 28, em Belém, mas só com jogadores do "Brasileirão".