O Brasil caiu para o sétimo lugar no "ranking" mundial da FIFA, divulgado esta quarta-feira. Esta é a pior colocação do "escrete" desde Agosto de 1993. A Espanha, campeã mundial e europeia, reassumiu a liderança.
Corpo do artigo
A selecção brasileira do treinador Mano Menezes continua a "despencar" no "ranking" mundial da FIFA. Contestado pelos adeptos e sem vitórias nos grandes clássicos, o Brasil ocupa um "modesto" sétimo lugar, sua pior posição desde Agosto de 1993.
Há 18 anos, o futebol brasileiro enfrentava uma das maiores crises da sua história. Após uma campanha medíocre nas Eliminatórias, a selecção quase não se apurou para o Mundial de 1994.
Caso seja supersticioso, Mano Menezes terá um bom motivo para comemorar. No Mundial de 2004, a selecção brasileira comandada por Carlos Alberto Parreira chegou aos Estados Unidos desacreditada, mas, liderada por Romário e Bebeto, conseguiu conquistar o título, após uma final contra a Itália que só foi decida nos penáltis.
No topo do "ranking", a Espanha voltou à liderança, seguida da Holanda, segunda, e da Alemanha, que manteve a terceira posição.
A selecção inglesa registou a maior descida entre as 10 melhores classificadas, "caindo" do quarto para o oitavo lugar.
Para a elaboração do "ranking" de Setembro foram consideradas 170 partidas, das quais 109 de apuramento para grandes competições e 61 particulares.
Ranking FIFA (21 Setembro):
1. (2) Espanha, 1605.
2. (1) Holanda, 1571.
3. (3) Alemanha, 1290.
4. (5) Uruguai, 1184.
5. (8) Portugal, 1158.
6. (7) Itália, 1142.
7. (6) Brasil, 1132.
8. (4) Inglaterra, 1089.
9. (10) Croácia, 1057.
10. (9) Argentina, 1024.