O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, lança esta sexta-feira a primeira unidade fora da Ásia da fabricante sul-coreana Hyundai Heavy Industries, em Itatiaia, na região sul do Estado.
Corpo do artigo
Com investimentos estimados em 150 milhões de dólares (cerca de 110 milhões de euros), a fábrica terá capacidade de produzir anualmente até cinco mil veículos destinados à construção pesada.
A previsão é de que a unidade, que terá uma área de 550 mil metros quadrados, seja concluída em 2012 e gere 1.500 empregos directos até 2015.
Com a economia aquecida, este é apenas um dos grandes investimentos que o Brasil recebeu recentemente.
Na quinta-feira, o presidente mundial da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, oficializou a intenção do grupo de investir 2,6 mil milhões de reais (cerca de 1,09 mil milhões de euros) na construção de uma fábrica de automóveis na cidade de Resende, também no Estado do Rio de Janeiro.
A estimativa é de que a nova unidade comece a operar em 2014 e contribua para a geração de 2.000 empregos directos na região. A produção anual prevista é de 200 mil veículos.
Em reunião com a Presidente Dilma Rousseff, no início da semana, Ghosn anunciou ainda a ampliação da fábrica da Renault na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.
Hoje, o empresário Sérgio Habib, presidente da fabricante chinesa JAC Motor no Brasil, adiantou em entrevista ao diário local "Folha de São Paulo", que pretende abrir uma nova unidade na Baía, na região nordeste do país.
De acordo com o executivo, serão investidos 900 milhões de reais (cerca de 380 milhões de euros) no novo empreendimento, que terá 80 por cento de capital brasileiro.