O Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, completa 80 anos de braços abertos sobre a "Cidade Maravilhosa" esta quinta-feira. Para comemorar a data, os cariocas prepararam uma grande festa, que reunirá mais de 20 artistas.
Corpo do artigo
Mais de 50 mil pessoas são esperadas no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, para prestigiar o evento "Show da Paz", em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor.
O evento terá mais de 20 atracções, entre elas Elba Ramalho, Sandy e o músico Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que através da música declarou todo o seu amor ao monumento. Na programação festiva ainda haverá bênção especial aos visitantes e um bolo de oito metros.
Origem do Cristo Redentor
Fala-se muito que o octogenário Cristo Redentor terá sido um presente francês e, inclusive, terá sido transportado de navio de Paris até ao Rio de Janeiro.
No entanto, como conta a Arquidiocese do Rio de Janeiro, detentora dos direitos de imagem da obra, o projecto foi idealizado em 1921 para marcar a comemoração do centenário da Independência do Brasil, que decorreria no ano seguinte.
O Morro do Corcovado foi escolhido pelo Circulo Católico para ser o local da edificação, vencendo na votação o Pão de Açúcar, que actualmente recebe mais de dois mil turistas diariamente nos seus "bondinhos", e o Morro de Santo António.
Símbolo de fé dos cariocas, o imponente monumento foi inaugurado no topo do Morro do Corcovado, no dia 12 de Outubro de 1931, após quase uma década de obra custeada por fiéis brasileiros, através de paróquias de todo o país.
Apesar de ter sido erguido numa época época em que a tecnologia ainda gatinhava e, sobretudo, num local de difícil acesso, a mais de 700 metros de altitude, onde os operários estavam expostos a condições climatéricas extremas, nenhum acidente grave foi registado durante o período de obras.
Autores da obra e polémicas
O autor da projecto, de acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi o engenheiro Heitor Costa e Silva, que contou com a colaboração do desenhista e pintor brasileiro Carlos Oswald para chegar à actual imagem da estátua.
A execução do monumento ficou a cargo do francês Paul Landowski. O Cristo seria representado originalmente por Jesus a segurar uma cruz na mão direita e o globo terrestre na esquerda.
Existe até hoje uma "briga" entre os herdeiros dos envolvidos na construção do monumento, que em 2007 foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, para saber quem foi o verdadeiro "pai" da obra.
Celebridades e a estátua
Somente este ano, diversas celebridades e chefes de estado subiram ao topo do morro para tirar fotos da estátua e apreciar uma das mais belas paisagens do país. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a cantora Rihanna, foram alguns dos visitantes mais ilustres em 2011.