Uma nova marcha contra a corrupção no Brasil teve início esta quarta-feira, em Brasília, com a adesão de cerca de 13 mil pessoas, segundo uma estimativa preliminar da polícia militar.
Corpo do artigo
Os manifestantes, jovens de classe média na maioria, concentraram-se inicialmente próximo do Congresso Nacional e começaram uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios - avenida ao longo da qual estão localizados as sedes dos ministérios na capital brasileira.
Os manifestantes estão a recolher assinaturas para um abaixo-assinado que pede o fim do voto secreto dos parlamentares. Há actualmente no Brasil um projecto de lei em tramitação no Congresso Nacional para que essa forma de voto seja extinta.
Os jovens pedem ainda a aprovação da "Lei da Ficha Limpa", que proíbe que políticos que estejam a ser investigados por suspeita de corrupção sejam elegíveis.
A Lei ainda não pode ser aplicada porque, apesar de ter sido aprovada pelo Congresso Nacional há mais de um ano, aguarda a avaliação do Supremo Tribunal Federal após ter tido sua constitucionalidade contestada.
A manifestação ocorre em dia de feriado nacional, assim como a marcha anterior, que conseguiu reunir aproximadamente 30 mil pessoas no dia 7 de Setembro, quando se celebrava o aniversário de independência do país.
O acto foi convocado pela Internet e outras manifestações semelhantes são previstas em mais de 20 cidades de diferentes estados.
No Rio de Janeiro e em São Paulo a concentração está marcada para as 14.00 horas locais (18.00 horas em Portugal).