A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, anunciou, segunda-feira, um investimento de 30 mil milhões de reais (12,5 mil milhões de euros) em transportes urbanos, durante o programa semanal de rádio, Café com a Presidenta.
Corpo do artigo
De acordo com a política brasileira, o pacote de investimentos prevê a construção de linhas de metro, corredores exclusivos para autocarros e terminais de integração, entre outros projetos.
As obras vão beneficiar não apenas as 12 sedes do Mundial 2014 de futebol, mas também outras cidades do país.
A Presidente destacou alguns projectos já anunciados, como o investimento no metro de Curitiba e a construção de 11 terminais de integração de autocarros em Belo Horizonte, além de corredores de autocarros e linhas urbanas de comboios em outras partes do Brasil.
Segundo Dilma Rousseff, garantir um transporte público de qualidade "significa melhorar a vida de todas as pessoas", já que a população passa boa parte do seu dia em deslocações.
"Cada vez mais brasileiros tem a oportunidade de comprar o seu próprio carro", assinalou Dilma Rousseff.
No entanto, na opinião da Presidente brasileira, "a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade. Sem isso, as cidades transformam-se num caos", concluiu a responsável brasileira, segundo a Agência Brasil.
Dilma Rousseff já não estava no Brasil quando o programa de rádio foi para o ar. A responsável já iniciou a sua primeira viagem à África como Presidente, que prevê passagens por África do Sul, Moçambique e Angola.