De visita à Bulgária, a presidente brasileira Dilma Rousseff falou esta quarta-feira, num jantar em sua homenagem, da sua emoção em estar na terra onde nasceu o pai e destaca o carácter multicultural e multiétnico da população brasileira.
Corpo do artigo
"No orgulho de vocês pela 'presidenta búlgara' do Brasil, vejo uma celebração do Brasil multicultural, do país plural que, ao longo da história, abriu as suas portas para imigrantes das mais variadas origens, que lá vivem em paz e harmonia", declarou, durante o brinde.
Após participar no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Bulgária, a presidente reforçou o seu interesse em estreitar os laços comerciais com a nação balcânica.
"Estamos convencidos de que, no mundo de hoje, estratégias apenas regionais já não nos bastam. Estamos abertos à construção de parcerias frutíferas com todos os povos que vejam o Brasil como um sócio", afirmou.
Num discurso mais emocionado, em comparação com os outros que realizou desde que chegou ao país, Dilma Rousseff falou sobre a sua relação pessoal com a região.
"Esta visita à Bulgária é fonte para mim de profundas emoções, além de um compromisso de governo. Venho a este país, terra do meu pai, para um encontro com parte importante de minhas raízes, da minha origem", observou.
Na quinta-feira, a líder brasileira, descendente de um imigrante búlgaro que se mudou para o Brasil no final da década de 1920, conhecerá a cidade de Gabrovo, onde nasceu o seu pai.
Durante a manhã, Dilma Rousseff será recebida em praça pública pela comunidade de Gabrovo e pela tarde será homenageada num almoço oferecido pelo autarca da localidade. No final do dia, segue para uma visita oficial à Turquia.