O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Manuel Tavares de Almeida Filho, disse na noite de quinta-feira que Portugal quer incentivar os investimentos brasileiros no país.
Corpo do artigo
Em entrevista à Agência Lusa, o mesmo responsável disse que foi esse o ponto central das conversas do presidente português, Aníbal Cavaco Silva, com a entidade, durante a rápida passagem do político pelo Brasil.
"Obviamente (que) Portugal hoje necessita de parcerias", disse Almeida Filho, que considerou ser uma "obrigação" da câmara de comércio promover essa aproximação.
O presidente da entidade assinalou que, hoje, o Brasil é um foco de investimentos, mas admitiu, porém, que essa atractividade do país está a causar um "desbalanceamento" no fluxo de recursos, que é muito mais intenso de Portugal para o Brasil do que do Brasil para Portugal.
No entanto, Almeida Filho considera possível um aumento nos investimentos brasileiros em Portugal.
"A gente tem percebido que empresas brasileiras que já tinham a intenção de se internacionalizar estão a aproveitar este momento", declarou o empresário, que vê as privatizações em Portugal como uma oportunidade.
A entrevista foi concedida após o jantar que celebrou o aniversário de 99 anos da Câmara de Portuguesa de Comércio no Brasil, no qual o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, foi um dos homenageados.