Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza são principais destinos de portugueses que viajam em lazer
A cidade do Rio de Janeiro é o principal destino dos portugueses que visitam o Brasil em lazer, segundo um levantamento divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo brasileiro.
Corpo do artigo
Em 2010, 24,1% dos visitantes portugueses escolheram a "cidade maravilhosa" para passar férias.
Em seguida, aparecem Salvador, com 17,5%, e Fortaleza, com 17,2%. Em 2004, Fortaleza era a segunda no ranking de destinos preferidos dos portugueses.
Apesar de não ser famosa como destino turístico, São Paulo ocupa o quarto lugar entre as cidades mais visitadas em lazer.
Em quinto está Natal, a única cidade entre as cinco primeiras da lista que subiu na preferência dos portugueses: em 2004, recebia 4,7% das visitas, percentagem que passou para 9% em 2010.
O estudo mostra que há diferenças entre as escolhas dos portugueses e as cidades preferidas em relação a outros estrangeiros. O ranking geral também é liderado pelo Rio de Janeiro, mas integra depois Foz do Iguaçu, Florianópolis, São Paulo e Búzios.
Quando o motivo da viagem é trabalho, São Paulo está no topo da lista de destinos, seguida pelo Rio de Janeiro. No caso dos portugueses, em seguida estão Salvador, Fortaleza e Recife.
Considerando o total dos estrangeiros, completam o ranking Foz do Iguaçu, Florianópolis e Salvador.
Em 2010, Portugal foi o nono país que mais enviou turistas para o Brasil. O principal emissor é a Argentina e em segundo lugar estão os Estados Unidos. Itália, Uruguai, Alemanha, Chile, França e Paraguai aparecem em seguida.
Em média, cada turista estrangeiro gastou 2.548,18 dólares no Brasil em 2010. O tempo médio de permanência foi de 17,2 dias. Na média diária, o gasto per capita do turista estrangeiro ficou em 66,27 dólares.
Segundo o estudo, o gasto per capita do turista europeu é quase três vezes superior ao dos turistas da América do Sul. Os viajantes da Europa também passam 2,5 vezes mais tempo no país do que os vizinhos.
Entre os portugueses, o gasto médio diário foi de 61,99 dólares em 2010, e as viagens duraram, em média, 26,7 dias.