O treinador do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, foi castigado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com dois jogos de suspensão por "assumir conduta contrária à disciplina".
Corpo do artigo
O antigo seleccionador de Portugal foi acusado de ter incitado a violência e xingado um árbitro-auxiliar de "safado" na partida Atlético Mineiro, pela 15ª jornada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a equipa paulista venceu por 3-2.
Scolari foi enquadrado em três artigos: 243-D (incitar publicamente o ódio ou a violência), 243-F (ofender alguém em sua honra por fato relacionado ao desporto) e 258 (assumir conduta contrária à disciplina), mas foi absolvido dos dois primeiros, em julgamento realizado no STJD, segunda-feira, no Rio de Janeiro.
O castigo de apenas dois jogos foi visto com "bons olhos" pelo departamento jurídico do Palmeiras. As penas máximas somadas seriam de 720 dias, mais 12 partidas de suspensão e multa de até 200 mil reais (85 mil euros).
Felipão não poderá comandar o Palmeiras contra o rival Corinthians, no próximo domingo, e contra o Botafogo, no dia 31 de Agosto. O fiel escudeiro Flávio Murtosa vai orientar o "alviverde" nestes dois jogos.