No restaurante Pedro Laceiras, no enclave beirão dos granitos mais frios das Beiras, temos porto seguro e quente em Cabanas de Viriato. O nome da casa deriva do nome do proprietário, Pedro Costa, concatenado com o lugar de Laceiras, em que nos encontramos.
Corpo do artigo
No restaurante Pedro Laceiras, no enclave beirão dos granitos mais frios das Beiras, temos porto seguro e quente em Cabanas de Viriato. O nome da casa deriva do nome do proprietário, Pedro Costa, concatenado com o lugar de Laceiras, em que nos encontramos.
Temos entradas fantásticas, feitas com produto de gabarito. Pode por isso começar pela seleção de enchidos da casa, com o bom pão que aqui se serve. São deliciosos os ossos da suã produzidos pela casa; o espinhaço do porco tratado como preciosidade rara. Há fígado de escabeche, que ao contrário da maioria aqui é muito equilibrado, sem acidez demasiado pronunciada. E há uma deliciosa dobrada, servida em pratinho, cheia de charme a estimular-nos as papilas gustativas.
Os pratos de peixe são confecionados com muito requinte. O polvo e o bacalhau na variante lagareiro são pratos estrela, que estão incrustados no código genético de todo o português. Produz-se um arroz de tamboril magnífico, dir-se-ia que estamos ao pé do mar. Outro arroz de resultado feliz e sápido é o arroz de línguas de bacalhau. Isto se não contarmos com os fantásticos filetes de polvo com arroz de tomate, que devoramos até rapar o tacho. Faz-se no Pedro Laceiras uma maravilhosa chora do mar, prato evocativo da cozinha a bordo dos bacalheiros de outrora, rico em colagénio e sabor. Vem desses outros tempos de glória culinária também a feijoada de sames de bacalhau, a bexiga natatória do peixe a brilhar e abençoar este grande prato. No início do ano, há lampreia, uma das melhores do país, por isso temos de estar atentos.
Os pratos de carne são absolutamente imperdíveis, nesta casa há especialidades que com este nível não se encontra em mais nenhuma parte. Há que fazer reserva com antecedência. O cabrito à padeiro é autêntico passaporte para a felicidade. Produto fantástico, proveniente da serra. O anho no forno é um retorno à infância, sabores e texturas evocativos da primeira fase das nossas vidas. Mesmo para quem como eu não os provou nos verdes anos. A cabidela de galo é prodigiosa, à medida que vamos comendo, vamo-nos transformando em beirões genuínos, como os filhos da terra. Gosto muito do pernil de porco assado no forno. E o cozido à portuguesa está entre os melhores cozidos de Portugal.
A grande refeição termina em modo doce. Não deixe de provar o incrível leite creme, ligeiramente queimado que se faz aqui. Parabéns à chef Paula. E até breve, sempre.
Pedro Laceiras
Rua das Canadas, 1 Laceiras 3430-690 Cabanas de Viriato
Tel. 232 691 451
12h-15h, 19h-22h
Fecha: Não fecha
Preço médio: 25 euros
Faceboook: restaurante.pedro.laceiras