Um tetraplégico de 28 anos foi morto a tiro pelo próprio irmão numa encenação de um assalto planeada pelos dois, na cidade brasileira de Rio Claro, publicou o jornal Folha de São Paulo.
Corpo do artigo
Segundo a polícia, Roberto Rodrigues de Oliveira, de 22 anos, confessou o crime, que disse ter cometido por "piedade".
A vítima, Geraldo Rodrigues de Oliveira, culpava o irmão pelo acidente de carro que o deixou tetraplégico, em 2009. Roberto Oliveira teria incentivado Geraldo Oliveira a realizar uma disputa de street racing, que resultou num acidente.
Segundo o delegado Marcos Fuentes, a vítima dizia que nem matar-se conseguia e que era obrigação do irmão assassiná-lo.
Num primeiro momento, os irmãos pensaram num suicídio com veneno, mas desistiram porque a vítima não teria condições de fazer isso sozinho.
Optaram então pela encenação de um roubo seguido de morte, plano que foi executado no último sábado. A polícia suspeitou do facto de o assaltante ter assassinado uma vítima que não tinha como reagir e ter deixado intacto o sobrinho adolescente que assistiu à cena.
Em entrevista ao jornal, a advogada de Roberto Rodrigues de Oliveira declarou que a sua conduta foi causada "pelo enorme sofrimento do irmão, que clamava pela morte, que foi uma forma de libertação".