Comprar um bilhete na TAP não significa que o bilhete é nosso. Surpreendido(a)? Indignado(a)? Foi exatamente essa a minha reação! Sendo eu cliente fiel e defensora acérrima da TAP em detrimento das companhias low cost nem queria acreditar em tal política! Eu pago o bilhete e a TAP simplesmente cancela.
Corpo do artigo
Eu passo a explicar... Há cerca de dois meses atrás, comprei passagem de ida e volta (Londres - Porto) na TAP para duas pessoas. Confesso que não foi em classe económica pois coincidindo a data da minha viagem (7-10 Junho) com a semana das comemorações do Jubileu em Inglaterra a TAP já só dispunha de bilhetes de classe superior. No entanto, o motivo para que me deslocasse a Portugal neste período era importante e, por isso, sendo fiel à TAP não me importei de pagar.
Contudo, por razões pessoais alteramos os nossos planos e vimo-nos forçados a antecipar a data da nossa viagem... tendo comprado um novo bilhete de ida para Portugal numa outra companhia aérea. Obviamente não utilizamos o bilhete (para Portugal) comprado na TAP.
Ate aqui tudo bem...
No dia anterior à nossa viagem de regresso (domingo, 10 de Junho), como habitual, preparamo-nos para proceder ao check in online, mas surpreendentemente não nos foi possível. Uma mensagem da TAP no ecrã do computador sugeria que contactássemos via telefone o balcão da TAP mais próximo, neste caso o aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
Foi o que eu fiz...
De repente dei comigo de boca aberta, quando a operadora do outro lado da linha me informou: "O seu voo foi cancelado pela TAP". "Cancelado?!" Questionei."Eu paguei o bilhete, tenho prova disso! E eu não cancelei o meu bilhete!" Exclamei. Foi então que a operadora, por sinal não muito amistosa, me informou que o facto de não ter usado o bilhete de ida, o bilhete de regresso era automaticamente cancelado pela TAP. Motivo: não havia sido dado conhecimento à companhia aérea de que havia intenção de usar o bilhete de regresso.
Questiono: "Mas agora temos que informar a TAP da nossa vida privada?" Depois pensei: E os pobres desgraçados que por diversas razões perdem o voo? Será que sabem que não só perdem um bilhete mas sim dois?
Devo admitir que quando compro os bilhetes online limito-me a concordar com os termos e condições sem que me dê ao cuidado de ler as inúmeras páginas, muitas vezes em letras minúsculas, apenas legíveis pelos mais afortunados. Será que a tão prestigiada companhia aérea não pode ter um mecanismo que informe (por email / ou telemóvel) o cliente das consequências de não usar o bilhete de ida?! Provavelmente não lhe é conveniente...
Mas infelizmente o ridículo da situação não fica por aqui...
Depois de muito argumentar ao telefone com a operadora da TAP e de lhe explicar as consequências que o cancelamento do voo nos acarretaria em termos profissionais, eis que uma solução para o nosso problema pareceu surgir ao fundo do túnel: disponibilidade para nos acomodar num outro voo, no mesmo dia. Mas... (e como se costuma dizer há sempre um "mas") para isso teríamos que pagar MAIS cerca de £1200! Sim MAIS £1200! O que acrescido ao já pago pelo primeiro bilhete totalizaria mais de £2000 por um bilhete de ida e volta para duas pessoas (Londres-Porto)! "O quê?!" Exclamei ao telefone, tal o sentimento de injustiça e incredulidade.
Fiquei completamente desiludida com a TAP...
Limitei-me então a agradecer a "amabilidade" da operadora e o "excelente" serviço que a TAP acabara de me disponibilizar...
Na realidade o voo que nos havia sido sugerido, era o único voo direto Porto-Londres disponível para domingo, 10 de Junho. Todos os voos das outras companhias aéreas estavam lotados, como nos foi possível constatar numa pesquisa na net...
Não nos restou alternativa senão acarretar todas as consequências e viajar no dia seguinte... Claro numa companhia alternativa.
Para mim este não é um tipo de politica que dignifique a nossa TAP...
Por isso mesmo, a TAP passou agora a ser um recurso e não a minha prioridade.
PS: o voo de regresso que foi cancelado pela TAP foi-nos reembolsado.