O assunto das regências verbais tem vindo a ser tratado, dada a importância que assume para a correção linguística. Quando o termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. Na regência verbal, o termo regido pode ser ou não preposicionado.
Corpo do artigo
O verbo "falar" pode significar "exprimir-se" ou "comunicar", tendo diferentes construções: Ele fala devagar. O meu pai fala russo. Falei com o professor. No caso de significar "fazer um discurso" - (O presidente da República falou à nação) - é transitivo indireto e exige a preposição "a". Além disso, pode ser construído com as preposições "de" e "sobre", se quiser significar "referir" ou "tratar": A nutricionista falou da importância da alimentação equilibrada. Vou falar sobre a crise nacional. Quando é sinónimo de "dirigir-se a alguém", é transitivo indireto e constrói-se com a preposição "a" - (Falou à professora sobre as notas do filho). Por último, também pode ter o significado de "dizer alguma coisa em vez de alguém": No funeral o amigo falou pela família.
O verbo "informar" tem o significado de "dar conhecimentos", "dar/obter dados ou informações". Contudo, o verbo pode ser transitivo direto, transitivo indireto e/ou ser preposicionado: O presidente do Conselho Executivo informou os professores de que deviam entregar os relatórios das aulas de apoio; o presidente informou os professores da necessidade de elaborar os relatórios das aulas de apoios; os professores foram informados sobre o novo estatuto da carreira docente; os professores foram informados de que existe um novo estatuto da carreira docente; o presidente do Conselho Executivo informou que foi aprovado o novo estatuto da carreira docente; os professores informaram-se acerca do novo estatuto da carreira docente.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico
jn.acordoortografico@gmail.com