O popular grafiteiro britânico Banksy deixou uma obra pintada numa escola primária de Bristol, a sua terra natal, após os alunos terem atribuído o seu nome a um dos edifícios da escola.
Corpo do artigo
A obra - com uma criança a rodar um pneu em chamas com um pau - terá sido desenhada durante o fim de semana e foi descoberta na manhã desta segunda-feira, durante o intervalo.
A acompanhar o grafíti, uma carta assinada pelo artista: "Querida Bridge Farm School, obrigada pela vossa carta e por atribuírem o meu nome a um edifício. Por favor, tirem fotografias e se não gostarem sintam-se à vontade para acrescentar coisas. Acredito que os professores não se vão importar. Não se esqueçam, é sempre mais fácil obter o perdão do que a autorização. Muito amor, Banksy."
739759269642375168
O porta-voz do artista confirmou à BBC que o grafíti é um original do artista.
A obra foi criada após ter sido feito um concurso entre os alunos para atribuírem novos nomes aos edifícios escolares, inspirados em lendas de Bristol. Após terem sido eleitos os nomes Brunel, Blackbeard, Cabot e Banksy, a escola escreveu à equipa do artista para lhe dar conhecimento da iniciativa.
Geoff Mason, diretor da escola, já afirmou que a obra será preservada e que "não tem planos para vendê-la". Mason acrescentou que está emocionado com a "oferta", que é muito importante para a comunidade escolar, e acredita que será uma inspiração para os alunos.
Segundo o correspondente da BBC que acompanhou a história, o funcionário da escola que encontrou o grafíti pensou, inicialmente, tratar-se de vandalismo e chegou a ponderar limpar a parede.