"Musical Theater Summit" realiza-se entre esta quarta-feira e domingo, em Lisboa, e recebe, entre outros, Audra McDonald, a mais premiada atriz de sempre dos palcos da Broadway. A "cimeira" quer criar "a base da ponte entre a Broadway e a Europa”.
Corpo do artigo
Colocar Portugal no mapa mundial do teatro musical, na convicção de que o país tem todas as características para ser um novo epicentro deste tipo de espetáculos. Este é o objetivo principal do "Musical Theater Summit", evento que acontece em Lisboa de hoje, 12 de julho, até ao próximo domingo e que tem como ponto alto um momento com Audra McDonald – a mais premiada atriz da Broadway, que muitos conhecem também de filmes e séries, como o spin-off de “Anatomia de Grey”, “Clínica privada”.
Este encontro é uma autêntica cimeira que pretende celebrar em exclusivo o teatro musical e tenta marcar, neste mês de julho e à boleia de alguns dos mais consagrados artistas do mundo, um novo capítulo no panorama cultural português.
O evento é organizado pela Music Theater Lisbon (MTL), associação cultural sem fins lucrativos criada há apenas um ano, e que tem como missão assumida transformar o cenário do teatro musical em Portugal e fazer de Lisboa um ponto europeu de referência desta forma de arte, uma “base da ponte entre a Broadway e a Europa”.
"É um momento histórico"
Entre espetáculos, workshops e masterclasses, este primeiro "summit" traz por isso uma programação diversificada, focada em atividades que visam promover o crescimento e a excelência deste género – que é também uma indústria de milhões – a nível nacional.
Martim Galamba, fundador da MTL, explica ao JN como o evento marca um momento “histórico”, define. “O Musical Theater Summit surgiu pela ideia de, num só evento, com uma programação intensiva, sermos capazes de colocar Lisboa no mapa mundial da indústria de teatro musical”, diz.
Segundo Galamba, a associação tem vindo a organizar worskhops com artistas de topo e “muitos atores portugueses tinham expressado o desejo de poderem estar mais dias a privar e aprender com estes nomes de destaque vindos da Broadway”, pelo que a criação de um "summit" surgiu “como o passo necessário e natural”.
A aposta parece ganha: a expectativa da organização, de esgotar todos os eventos integrantes da programação e de atrair atenção internacional cumpriu-se e até excedeu as perspetivas, afiança Galamba.
“Temos atores e artistas de várias partes da Europa para participar no evento, alguns dos maiores nomes da Broadway e do mundo presentes, a presença de jornalistas estrangeiros e os eventos completamente esgotados. A nível europeu isto é algo raro”, adianta Galamba. E exemplifica: “Uma atriz como Audra McDonald raramente vem a um país europeu conversar com os artistas locais. Por isso sabemos que despertámos o interesse de europeus de várias latitudes que vêm a Lisboa viver um momento único”.
Para o fundador da MTL, em Portugal há muito “talento incrível”, e ao “trazer a Broadway” está a apostar-se também na formação e criação de uma “verdadeira indústria” de teatro musical em Portugal, na criação de um novo destino atrativo na área, com tudo o que isso implica.
“Mesmo à escala portuguesa, estamos a falar de um setor que pode movimentar milhões de euros e milhares de espetadores” lembra, garantindo que Lisboa tem todas as características para se poder afirmar no mapa "prime" de teatro musical. “Por si só, Lisboa e Portugal são destinos altamente atrativos, todos querem vir. O que é necessário é utilizar esse enorme interesse de forma benéfica para o país, para quem cá vive, e para as artes – atraindo o investimento e as pessoas certas e criando uma dinâmica geradora de trabalho com efeitos multiplicadores”, explica.
"Forma de arte altamente atrativa"
SegundoMartim Galamba não podemos só oferecer “boa comida e boas praias”; se conseguirmos também “atrair público para os nossos teatros, todo um ecossistema cultural pode mudar e ser criado”. E o teatro musical, reitera, “tem esse poder, é uma forma de arte altamente atrativa”.
Por outro lado, com apenas um ano de trabalho, a própria associação está já a ser falada e é já alvo de interesse por parte da indústria de teatro musical lá fora e que ainda não entrou em Portugal. “Ainda na semana passada um dos maiores produtores da Broadway me dizia que Lisboa tem todas as condições para se afirmar e estamos a dar os passos necessários nesse caminho”, garante.
Por tudo isto, o foco no objetivo não se extingue na cimeira, frisa. “Também queremos utilizar o talento português e mostrá-lo ao mundo. O ator Rob McClure (um dos grandes nomes da Broadway, duas vezes nomeado para o Tony de Melhor Ator) que veio dar um workshop da MTL em fevereiro dizia: ‘É possível construírem e levarem, pela primeira vez, um espetáculo original português à Broadway’. Não é uma ilusão, é bem real e está a acontecer”, acredita Martim Galamba.
A associação vai assim continuar a fortalecer a ponte já criada com a Broadway e a apostar na formação “dos nossos artistas e também dos artistas europeus, a partir de Lisboa”. O responsável quer “definitivamente continuar a levar a cabo este 'summit', cada vez com maior impacto”, mas “o nosso foco e próximo passo passa por apostar na criação e construção de espetáculos por cá, para que possamos começar a levar toda esta dinâmica ao grande público. Estamos a trabalhar numa criação original, escrita e composta por portugueses, e ainda num outro espetáculo para 2024. Mais novidades virão”, avança ainda ao JN.
Programação
Para já, neste primeiro encontro tudo começa já esta quarta-feira à noite, e da melhor forma: com o momento "Heart to Heart with Audra McDonald", hno Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa. Trata-se de um encontro intimista com uma das mais consagradas artistas do tempo moderno.
Segundo lembra a organização, a multifacetada atriz e musica é a única artista até hoje a vencer seis Tony Awards e a única atriz a vencer em todas as quatro categorias de atuação, tendo ainda sido nomeada ao Tony dez vezes e galardoada com dois Grammy e um Emmy.
Ao longo dos cinco dias de evento, a Biblioteca Orlando Ribeiro recebe ainda os "Summer Intensive Workshops", em que os conceituados atores da Broadway Kristen Beth Williams e James Ludwig orquestram um ciclo de dois workshops de teatro musical.
Simultaneamente, de 13 a 15 de julho, à tarde, acontece a Masterclass de Escrita Dramatúrgica, para teatro e ficção, com Adam Bock, conhecido pelo seu trabalho em “Before The meeting”, “A Life”, “A smallfFire”, “The receptionist”, “The drunken vity”, entre outros. Trata-se de uma oportunidade “única” para aprofundar conhecimentos e habilidades nesta arte com um renomado dramaturgo da atualidade.
No último dia da cimeira, entra em cena o "Showcase Broadway no Parque", um espetáculo de encerramento, com 30 atores, cantores e bailarinos portugueses e europeus em palco, acompanhados pelos atores da Broadway Kristen Beth Williams e James Ludwig, com Cris Seed ao piano, resultado do trabalho desenvolvido ao longo de cinco dias no evento. O showcase é no dia 16 de julho, às 21 horas, nos Jardins do Museu Nacional do Teatro e da Dança e os bilhetes estão já à venda, por 10 euros.