Já está em curso a edição deste ano da Festa da Poesia de Matosinhos. Até sábado, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe mesas de debate, oficinas de escrita, performances ou leituras, entre outras atividades.
Corpo do artigo
A 18.ª edição da Festa da Poesia já está em andamento. Até quinta-feira, a programação está inteiramente direcionada para as escolas, através da dinamização de um conjunto de atividades, como oficinas de escrita, que visam fomentar o gosto pela palavra poética entre a comunidade escolar matosinhense.
A programação está concentrada em grande parte nos derradeiros dois dias. Workshops, exposições, performances e um concurso de fotografia para Instagram, que decorre até quarta-feira no Instagram, são algumas das propostas.
Na manhã de sexta, o músico Maze promove uma oficina de escrita, na qual pode participar público de todas as idades.
Das mesas de debate a realizar na Biblioteca Municipal Florbela Espanca fazem parte Alice Neto de Sousa, António Carlos Cortez, Nicolau Santos, Lauren Mendinueta, Pedro Freitas (o Poeta da Cidade), Nuno Camarneiro, Margarida Vale de Gato, entre outros.
Estão previstas duas sessões especiais de «O poema ensina a cair», projeto de divulgação da poesia, que serão protagonizadas por Carlos Tê, no dia 8, e Manel Cruz, antigo vocalista dos Ornatos Violeta, no dia 9.
Também no dia 9 destacam-se as performances poéticas o «Poema Instante», de Ana Sara Daniel que, com recurso à sua máquina de escrever, cria poesia espontânea a partir de breves conversas com o público, ou a performance «Dialetos Poéticos», pelo O Poeta da Cidade (Pedro Freitas), a fechar a festa, numa viagem à descoberta da poesia do Hip Hop, mas também de Ary dos Santos, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner.
A Festa da Poesia de Matosinhos teve início em 2005 como forma de celebrar a poesia e os poetas, e de manter vivo o legado de Florbela Espanca, acontecendo anualmente por volta do dia 8 de dezembro, data do nascimento e morte da autora que empresta o nome à Biblioteca Municipal da cidade.