Coimbra recebe, a partir desta quinta-feira, a primeira Mostra de Teatro Galego na cidade. Até 7 de outubro, oito espaços da cidade vão receber duas dezenas de iniciativas ligadas ao tema, numa organização da Escola da Noite e da Cena Lusófona.
Corpo do artigo
“Há alguns anos que trabalhamos com companhias que têm feito com que conheçamos o que se está a fazer na Galiza, mas temos a ideia que em Coimbra e em Portugal não há ainda um grande conhecimento. Quisemos criar a oportunidade para que o público conheça”, explica ao JN Pedro Rodrigues, da organização da Mostra.
Apesar de a organização ser destas duas instituições, as iniciativas da Mostra de Teatro Galego estarão espalhadas por oito espaços da cidade. “O facto de os espetáculos se realizarem em oito espaços diferentes mostra o abraço do teatro galego à cidade e diz muito do interesse que Coimbra tem pelo tema”, assegura Pedro Rodrigues.
Proximidade com Portugal
O espetáculo “O Porco de Pé”, das Excéntricas Producións, é o primeiro da Mostra, com início às 19 horas desta quinta-feira no Teatro da Cerca de São Bernardo. É a primeira de oito peças de teatro incluídas no evento, que vai muito além dos espetáculos teatrais.
“Chamamos mostra porque dá a ideia de diversidade. Temos propostas teatrais muito diferentes, espetáculos de diferentes gerações, é um programa que não se esgota no teatro. Temos oficinas de danças, mesas redondas, uma feira do livro teatral galego, há uma grande diversidade quanto às expressões artísticas”, salienta Pedro Rodrigues, completando a importância da proximidade geográfica e linguística entre a Galiza e Portugal.
Os eventos da Mostra de Teatro Galego realizam-se no Teatro da Cerca de São Bernardo, no Teatro-Estúdio da Bonifrates, Teatro Académico de Gil Vicente, Rancho das Tricanas de Coimbra, Centro de Artes Visuais, Cena Lusófona, Biblioteca Municipal de Coimbra e no Teatro Estúdio do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.
O programa pode ser consultado aqui.