Sétima edição decorre desta quinta-feira até domingo em Lisboa. São esperados atores internacionais, argumentistas, ilustradores e mais de 40 mil visitantes por dia.
Corpo do artigo
A sétima edição da Comic Con Portugal vai acontecer em vários formatos, entre hoje e domingo, no Parque das Nações, em Lisboa, com limitação de lugares e teste obrigatório à covid-19 para acesso aos espaços físicos (ver caixa).
Depois de um ano de interregno - a Comic Con Portugal deveria ter acontecido em setembro passado no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, mas foi adiada por causa da pandemia da covid-19 - a edição de 2021 é subordinada ao tema "A New Hope" ("Uma Nova Esperança") e promete ser, como sublinhou, ao JN, Paulo Rocha Cardoso, diretor-geral, "uma experiência diferente das que houve nas primeiras quatro edições". Esta edição, insistiu, será a melhor". E explicou porquê: "Terá muito espaço exterior (cerca de 110 mil m2) e eventos com painéis digitais. Os visitantes terão o conforto de se dividirem por muitos espaços."
O responsável pelo evento de cultura pop lembra que a iniciativa "abrange várias faixas etárias, dos oito aos 80 anos". E levanta o véu sobre quem será possível encontrar: atores de séries como "Super Natural", "Stranger Things" ou "Gloria", e ainda Lucas Neto e vários youtubers, além de ilustradores de Banda Desenhada como o português Filipe Melo. "É um evento recheado de temas que adoramos: cinema, videojogos, literatura, televisão. Crescemos com estes conteúdos e reconhecemo-los". A festa arranca hoje com a presença de Misha Collins, ator que durante 12 anos integrou o elenco da série da Netflix "Sobrenatural".
Aposta forte dos canais
A Walt Disney Company apresenta um espaço designado "Disney+ Brand Experience", para divulgar os conteúdos que a plataforma de streaming disponibiliza. A FOX traz uma exposição sobre a série "The Walking Dead". Da parte do AXN, as atrizes Marli Siu e Ronk 'Adékolu'jo, da série "Alex Rider", vão estar hoje no recinto a apresentar a antestreia do primeiro episódio da segunda temporada. Pierpaolo Spollon, da série italiana "DOC", estará presente no recinto no sábado.
No mesmo dia, a Globoplay, plataforma digital de streaming da Globo, oferece um painel com alguns atores brasileiros que se encontram atualmente a protagonizar novelas de sucesso, como Rômulo Estrela ("Verdades Secretas 2"), Débora Falabella (Aruanas) e Cláudia Abreu (Desalma). Estarão acompanhados pela apresentadora do Big Brother Brasil, Ana Clara.
Para os fãs de super-heróis, a Marvel Mission apresenta uma "escape room". Já o Canal Hollywood, à semelhança do que aconteceu em 2019, vai levar algumas das melhores bandas sonoras de sempre para o palco, com a colaboração da Lisbon Film Orchestra.
Presença nacional
"Geme... La Vie", filme de Luís Albuquerque, será exibido em ante-estreia na Comic Con. Uma parte do elenco estará presente no recinto no domingo, para participar num painel. Haverá presença de Victoria Guerra, Ana Sofia e da equipa técnica do filme "Os Demónios do meu Avô".
Moderado por Rui Pedro Tendinha, o painel do filme "Duros de Roer" contará, hoje, com o humorista Fernando Rocha, João Seabra e Melânia Gomes. No sábado, o painel dedicado a "Lobo Solitário de Filipe Melo" terá o próprio Filipe Melo, Juan Cavia e Adriano Luz e respetiva exibição da curta.
Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Domingos Coimbra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e o realizador Ricardo Oliveira juntam-se para o painel "Este espetáculo vai ser filmado - Capitão Fausto & Orquestra das Beiras", concerto único filmado numa atuação inédita no Campo Pequeno.
Há ainda um painel da série de espionagem portuguesa "Glória", que reúne parte do elenco e equipa técnica.
Limitação e teste negativo obrigatório
De acordo com os organizadores da Comic Con Portugal, todos os visitantes com mais de dez anos deverão usar máscara, cumprir o distanciamento físico e a limpeza frequente das mãos. Para entrar no evento, o visitante terá de apresentar um teste antigénio negativo realizado nas últimas 48 horas ou um teste PCR negativo realizado nas últimas 72 horas (mesmo para vacinados). Os auto-testes não têm validade. O recinto estará aberto hoje e amanhã, das 12 às 20 horas, sábado e domingo entre as 10 e as 20 horas. No exterior, o máximo da lotação do espaço contempla cerca de 40 mil pessoas, mas no interior a lotação será mais apertada.