"Restrepo", um documentário-choque sobre o Afeganistão, e "Winter's bone", a busca de uma adolescente pelo seu pai, conquistaram sábado à noite o Grande Prémio do júri do 26º festival de Sundance. Veja os trailers
Corpo do artigo
"Restrepo", realizado pelos repórteres de guerra Tim Hetherington e Sebastian Junger, é um mergulho de uma rara violência no inferno da guerra, através da vida diária de um pelotão de 15 soldados norte-americanos, destacados numa das regiões mais perigosas do Afeganistão.
"Winter's bone", da norte-americana Debra Granik, elabora o retrato de uma adolescente que atravessa a região selvagem das montanhas de Ozark, no coração dos Estados Unidos, para reencontrar o seu pai, traficante de droga.
Winter's bone
[youtube:_q9JQsUQeNM]
Na categoria filme de ficção estrangeira, o Grande Prémio do Júri foi atribuído ao australiano "Animal Kingdom" de David Michôd, que segue os passos de um adolescente à guarda de uma família de malfeitores em Melbourne.
Animal Kingdom
[youtube:y4CjNY3OEXQ]
O Grande Prémio do Júri do documentário estrangeiro foi para o filme dinamarquês "The Red Chapel", Mads Brügger, no qual um grupo de jornalistas se faz passar por uma companhia de teatro para se infiltrar no regime norte-coreano.
The Red Chapel
[youtube:2QP-HRH69hc]
O cinema latino-americano, bem representado, conquistou três prémios: o peruano Javier Fuentes-Leon ganhou com "Contracorriente" o prémio do Público de melhor filme de ficção estrangeiro, enquanto o boliviano Juan Carlos Valdivia e "Zona Sur" foi distinguido pelo argumento e realização.
Contracorriente
[youtube:gm1-tDY-esU]
Zona Sur
[youtube:BpsDFMDN5JA]
Mais de 110 filmes foram apresentados este ano em Sundance, 58 dos quais em competição.
O festival, fundado pelo actor Robert Redford para fazer contrapeso aos estúdios de Hollywood, oferecendo uma montra à produção independente, tornou-se após alguns anos no maior festival e mercado do filme nos Estados Unidos.