Na próxima segunda feira assinala-se o dia mais triste do ano, assim se vulgarizou a terceira segunda feira de janeiro. Mas, este fim de semana, ainda podemos encontrar um pouco de magia que nos salve, seja através de rituais mundanos ou (re)soluções absolutas.
Corpo do artigo
Cinema: a esperança dos mal amados
Entrámos no fim de semana com o coração apertado, depois da notícia da morte de David Lynch, um dos génios do cinema. Numa estranha coincidência, o Cinema Trindade, no Porto tinha há muito agendado um ciclo dedicado aos enigmas de David Lynch, a arrancar no exato dia em que faleceu. É por isso mandatório que este domingo se dirija ao Cinema Trindade, no Porto, para rever ou conhecer "O Homem Elefante", às 21.30 horas. A história de um homem deformado, cujo cirurgião luta para o salvar da sua decadência e oferecer-lhe uma vida de dignidade e conforto.
Para os fãs da sétima arte, há também outros motivos para se encerrar na sala de cinema, a história dos últimos dias da diva Maria Callas, interpretada por Angelina Jolie. Duas histórias para mostrar que os rituais mundanos ainda são o que nos salva no grande teatro da absurdidade.
Dança e música contra a depressão em Vila Nova de Gaia
Se a sua receita para espantar a depressão sazonal necessitar de uma prescrição física o Blue Monday Festival a decorrer em Vila Nova de Gaia, pode ser a solução. Todos os anos para espantar a Blue Monday, a comunidade internacional de Lindy hop e Blues junta-se no Porto, para celebrar este género musical e de dança. Até domingo decorrem uma série de concertos, aulas e espetáculos no Blue Monday Festival que reúne centenas de bailarinos, maioritariamente estrangeiros, mas também portugueses que viajam até à cidade para desfrutar do evento.
Este ano as festas decorrem nas Caves Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia e as aulas no Armazém 22. Os professores convidados deste ano são Vicci e Adamo, Alexia e Sep, Jo Hoffberg e Felipe Braga e Edmilson Botelho, entre outros. Nos concertos do festival estão agendados nomes como Stomping at Six, Roaring Cats, Stef Rosen e Jessie Gordon. As festas contam com DJ’s como Sandy Lewis, Sep Vermeersch ou Mezgals. Os bilhetes para os quatro dias do festival sem aulas já esgotadas custam 120 euros.
Música norueguesa no Porto
O ciclo Understage, em colaboração com a Amplificasom, regressa esta sexta feira, ao Teatro Rivoli, no Porto, com um espetáculo especial. A partir das 22.30 horas, o Subpalco do Rivoli acolhe o duo norueguês Deaf Center e o músico espanhol Rauelsson. Os Deaf Center, apesar de terem lançado apenas alguns álbuns ao longo de 20 anos – como o emblemático "Pale Ravine" e o mais recente "Low Distance" – a sua música destaca-se pela intemporalidade, combinando o terreno e o cósmico, o humano e o etéreo de forma singular. Rauelsson, alter ego do espanhol Raúl Pastor Medall, abre esta noite. Conhecido por unir folk intimista a paisagens sonoras experimentais, traz composições de álbuns como "Réplica", "Vora" e o futuro "Niu".
Teatro engajado e magia no Porto
Já no âmbito das propostas teatrais, o Teatro do Campo Alegre, no Porto recebe esta sexta e sábado, "As secretárias" de Maria Inês Marques.
Para os amantes da magia e da ilusão, o Coliseu Porto Ageas recebe o espetáculo "Impossível" de Luís de Matos. Há várias récitas diárias até domingo.
Braga e a lenda viva de Kim Gordon
A cidade de Braga é este ano, capital portuguesa da cultura. Uma das propostas deste sábado é o concerto da canadiana Kara-Lis Coverdale, no Gnration.
Outro dos grandes atrativos é a exposição da infame Kim Gordon que inaugura este sábado e funciona como uma retrospetiva do trabalho da artista norte-americana, ao longo da última década, com especial ênfase na sua crescente série de instalações performáticas em vídeo.