A Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos, será palco de um encontro inusitado entre a música clássica e a moderna, esta sexta-feira, às 22 horas.
Corpo do artigo
A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música sob a direção musical do maestro Taavi Oramo será acompanhada pelo DJ Mr. Switch, um virtuoso dos giradiscos e múltiplo vencedor do campeonato do mundo de DJ.
Um concerto que promete provar que uma orquestra sinfónica pode ser um território aberto a experiências revolucionárias. Rui Pereira, coordenador da Orquestra, diz que “os dois instrumentos [orquestra e giradiscos] entram num diálogo e há um contágio de parte a parte”. “Temos um DJ que, entre muitas outras coisas, ganhou, por mais que uma vez, o campeonato do mundo de DJ e, portanto, ele é um virtuoso e que consegue interagir com aquele que é o maior instrumento de todos, que é uma orquestra e, portanto, é uma experiência surpreendente”, acrescenta o coordenador.
Pela segunda vez em Portugal e na Casa da Música, o DJ Mr. Switch assume que: “é um dos meus sítios preferidos, é tão rico em termos de cultura e particularmente fantástico”. E admite que a experiência é “muito divertida e dinâmica, um verdadeiro choque”.
Programa inovador
O concerto conta com um alinhamento bem pensado e diversificado. “The rise of exotic computing” de Mason Bates, que foi criada como uma sinfonietta concebida como um código informático, que reflete a evolução da tecnologia e sua interação com a arte. Obras de Gabriel Prokofiev também se vão fazer ouvir, com uma nova perspetiva sobre a nona sinfonia de Beethoven com o seu “Beethoven9 remix”. A Praça Guilhermina Suggia recebe ainda uma estreia mundial do "Turntables concerto n.º 2, versão de Matosinhos".
O concerto, de entrada gratuita, pretende explorar novas fronteiras artísticas numa noite de música innovadora, uma fusão entre a sinfonias opostas que se vão tornar nas melhores aliadas.