A organização do Festival Eurovisão da Canção revelou esta terça-feira a ordem de atuações das duas semifinais do certame, que se vai realizar em Lisboa. Azerbaijão e Noruega abrem a primeira e segunda semifinais, respetivamente.
Corpo do artigo
A ordem das duas eliminatórias foi definida pela RTP, canal responsável pela transmissão e organização do evento, e aprovada pelo supervisor executivo da União Europeia de Radiodifusão, Jon Ola Sand, e pelo presidente do grupo de referência, Frank Dieter Freiling.
Em janeiro deste ano, já se havia realizado o sorteio de distribuição dos países por cada uma das semifinais. A primeira está marcada para o dia 8 de maio e a segunda vai realizar-se no dia 10 do mesmo mês. Ambas terão lugar no Altice Arena, na capital.
A pedido da estação de televisão italiana RAI, Itália vai votar na segunda semifinal. França e Alemanha também vão votar na segunda eliminatória, mas porque o sorteio assim o ditou. Os restantes países que já têm presença garantida na final, Espanha, Reino Unido e Portugal, votam na primeira semifinal.
Primeira semifinal:
1. Azerbaijão
2. Islândia
3. Albânia
4. Bélgica
5. República Checa
6. Lituânia
7. Israel
8. Bielorrússia
9. Estónia
10. Bulgária
11. ARJ da Macedónia
12. Croácia
13. Áustria
14. Grécia
15. Finlândia
16. Arménia
17. Suíça
18. Irlanda
19. Chipre
Segunda semifinal:
1. Noruega
2. Roménia
3. Sérvia
4. São Marino
5. Dinamarca
6. Rússia
7. Moldávia
8. Holanda
9. Austrália
10. Geórgia
11. Polónia
12. Malta
13. Hungria
14. Letónia
15. Suécia
16. Montenegro
17. Eslovénia
18. Ucrânia
A ordem de atuações da final será igualmente decidida pela produção do Festival, nas horas seguintes à segunda semifinal.