Modelos de alta-costura do costureiro francês Christian Lacroix, pertencentes à Coleção Francisco Capelo, vão estar expostos a partir de dia 14 no Museu do Design e da Moda, em Lisboa.
Corpo do artigo
A exposição "Caleidoscópio" integra o ciclo "Tesouros da coleção de alta-costura", com que o Museu do Design e da Moda (MUDE) "pretende divulgar o acervo integral existente na Coleção Francisco Capelo de vários autores que marcaram a história da alta-costura", adianta a curadora desta mostra, Anabela Becho.
Christian Lacroix, "conhecido pela sua infinita capacidade de reinventar modelos, associar elementos ou materiais inesperados", é o primeiro designer de moda que abre o ciclo. Dele são expostas 16 criações que abrangem coleções distintas concebidas sobretudo na década de 90 do século passado. Três destes modelos são pela primeira vez expostos ao público.
O ciclo desdobrar-se-à em diversas mostras, cada uma dedicada a um dos autores selecionados e em diferente calendarização.
"O objetivo é proporcionar ao visitante uma leitura significativa do percurso de cada um dos designers de moda mais representados na nossa coleção, a saber Madame Grès, Christian Dior, Balenciaga, Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier ou John Galiano", explica Anabela Becho.
"Queremos proporcionar a todos os visitantes um melhor entendimento do universo particular, fechado e requintado da alta-costura através dos criadores mais representados no espólio do MUDE", acrescenta.
Em comum, todas as mostras programadas irão dar a conhecer o acervo integral de cada criador existente na coleção.
Estas mostras foram especificamente idealizadas para a sala dos cofres (o museu está instalado na antiga sede do Banco Nacional Ultramarino - BNU), seguindo o conceito museológico de o espaço (contentor) e as peças de design (conteúdo) estarem em estreita unidade.
Refira-se que a sala dos cofres e todas as áreas adjacentes foram desenhadas especificamente para o então BNU pela marca inglesa Chubb. "A singularidade absoluta deste espaço, o requinte dos seus materiais e a excelência de cada detalhe fazem com que ele seja o lugar perfeito para a apresentação de alta-costura", lê-se numa nota do MUDE.
A exposição ficará patente até 30 de agosto. Pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Entrada livre.