Festival Ei! Marionetas comemora 9.ª edição com 20 espetáculos. Arranca esta sexta-feira e segue até ao dia 12 de julho em Gondomar.
Corpo do artigo
A história de uma toupeira voadora abre já nesta sexta-feira, em Gondomar, o festival Ei! Marionetas que se prolonga até ao dia 12 de julho. A nona edição do certame decorre sob a temática das alterações climáticas, a preocupação pelas questões de identidade e património.
Nesta edição passarão por Gondomar nove companhias, quatro delas internacionais, para 20 atividades, num total de 51 ações, entre récitas e oficinas - sendo que a maioria já está esgotada.
O festival decorre em vários espaços: no Auditório Municipal, nos Jardins da Biblioteca Camilo de Oliveira, no Parque Urbano de Rio Tinto e no Parque de Gondomar, na Casa Branca do Gramido e no passadiço adjacente.
A abrir o festival, hoje, sexta-feira, às 21.30 horas, no Auditório Municipal de Gondomar, é apresentado "Flight of the mole" (Voo da toupeira), da companhia búlgara Puppet´s Lab. O espetáculo foi duplamente premiado, com melhor direção e apresentação, este mês, na Polónia, no festival Teatr Lalki i Aktora w Lomzy.
Ainda neste fim de semana de abertura, "Oráculo F.M.", da companhia espanhola Vudú Teatro, decorre no domingo, às 17 horas, no Auditório de Gondomar.
Os destaques internacionais recaem também sobre a companhia franco-belga Fanny Alet, que traz "Marelle la fée" (A fada amarelinha), com apresentação no sábado, dia 8 de julho, às 21.30 horas, também no Auditório Municipal de Gondomar.
No dia seguinte, domingo, a estrutura francesa Bitonio apresenta-se na Biblioteca de Gondomar Camilo de Oliveira, às 17.30 horas, com "L"homme fort" (O homem forte).
Nos destaques nacionais, o Teatro de Ferro, estrutura do Porto, apresenta a peça "Dura dita dura", dia 7 de julho, às 21.30 horas, no Auditório de Gondomar. A companhia Fértil Cultural, de Famalicão apresentará no 9.º Ei! Marionetas o espetáculo "Cordão", numa récita marcada para as 11 horas deste domingo, no Auditório Municipal de Gondomar.
O Teatro e Marionetas de Mandrágora - que organiza o festival em parceria com o Centro Social de Soutela (Projet"arte) - apresenta um projeto comunitário: "Casulos" terá a sua estreia no âmbito do Ei! Marionetas também no domingo, pelas 16 horas, no Parque Urbano de Gondomar.