"O tempo e o medo" foi o tema escolhido para a sexta edição do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, que se inicia amanhã e se prolonga até dia 20. Ao longo de dez dias, escritores, jornalistas, políticos e comentadores vão refletir sobre as inquietações do quotidiano, num claro convite ao desassossego.
Corpo do artigo
Dois anos depois da ideia ter sido amadurecida, a proposta saiu da gaveta. "Achámos que este tema era muito atual, pertinente e transversal, porque abarca um conjunto alargado de áreas da sociedade", afirma Paula Ganhão, responsável pela programação do Folio. "Os medos que sentimos em casa, como o escuro, outras fobias ou, num sentido mais geral [o medo] da guerra, das alterações climáticas, da inteligência artificial ou do futuro". O programa do Folio inclui uma reflexão sobre todas estas questões, que serão analisadas e debatidas, e pretende contribuir para um pensamento sobre o Mundo.
Este ano, o Folio vai voltar a ter uma tenda de editores e livreiros, onde existirá um auditório com 50 lugares, que será utilizado em permanência. A responsável pela programação do evento sublinha ainda a presença do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, também poeta e escritor, que irá participar na inauguração e em diversas sessões.
De RAP a Lídia Jorge
Dia 13, por exemplo, destaque para a conferência do humorista Ricardo Araújo Pereira (19h), que irá subir ao palco para uma conferência intitulada "O medo". Antes, no mesmo dia, às 17 horas, Lídia Jorge e Nuno Júdice vão conversar sobre o medo dos escritores. Paula Ganhão refere também como pontos altos do Folio sessões com os autores Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Lídia Jorge, Hélia Correia e Dulce Maria Cardoso.
De referir também o pré-lançamento do mais recente romance de José Rodrigues dos Santos.
A nível internacional, marcam presença no evento escritores provenientes de 11 países e de quatro continentes, como Geovani Martins, Francisco Bosco e Maria Perez Agua.
Concertos gratuitos
À semelhança das edições anteriores, o festival literário está dividido em áreas temáticas: "Autores", "Ilustra", "Educa" e "Folia". Nesta última secção, a grande novidade é que os concertos serão todos gratuitos. Cristina Branco, Diabo na Cruz e Danças Ocultas são alguns dos nomes previstos no cartaz e haverá ainda DJ a animar as noites de Óbidos, a pensar sobretudo nas pessoas que irão pernoitar na vila.
Os autores locais também terão oportunidade de dar a conhecer a sua escrita, já que está programada a apresentação de seis livros. "Queremos que a nossa comunidade se sinta parte do programa", justifica Paula Ganhão. v
Ana Sousa Dias e Pedro Sousa, curadores do Folio Autores, recomendam os debates "O medo do futuro", agendado para as 18 horas do dia 11, entre o filósofo brasileiro Francisco Bosco e o especialista em relações internacionais Bernardo Pires de Lima. Também a não perder, pela atualidade do tema, o painel sobre as "Alterações climáticas", marcado para as 17 horas de dia 20, que resultará de uma conversa entre os cientistas Alexandre Quintanilha e Pedro Matos Soares.