Grupo da Escola Secundária Inês de Castro criado por professora celebra 20 anos e tem motivado alunos a seguirem carreiras de atores e realizadores.
Corpo do artigo
“Diogo à terra! Sabes onde estamos no texto? Tens de dizer: ‘Ela correu atrás de mim porque morria de amores por mim’”, situa a enérgica Joana Félix, para logo uma gargalhada coletiva encher de cor a negra sala de teatro da Secundária Inês de Castro, em Gaia, que está a celebrar 20 anos de encenações do Contra-Regra, o clube que é berço de profissionais de teatro e cinema, como o realizador Luís Porto ou o ator e diretor de cena Pedro Manana, que ali estagiou como encenador.
“Teria sido muito mais difícil estar agora na ESMAE [Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo] se o clube não existisse e eu não tivesse vindo para cá, porque o ‘bichinho’ não se teria desenvolvido ao ponto de pensar e ponderar isto como área profissional”. Maria Inês Costa põe um sorriso imenso e os olhos escuros iluminam-se mais quando recorda como se tornou aluna da licenciatura em Teatro, na vertente de Interpretação que a prepara para se tornar atriz.