Quarta-feira foi um dia diferente para o proprietário da Porto Guitarra, uma loja de instrumentos musicais no centro histórico da cidade Invicta. Quando foi trabalhar nesse dia, Agostinho Rodrigues nunca imaginou que teria o guitarrista dos Guns N' Roses, Richard Fortus, como cliente. Mas foi mesmo isso que aconteceu.
Corpo do artigo
Era um final de manhã calmo quando Richard Fortus entrou na loja Porto Guitarra. "Ele entrou com a esposa [Stephanie Howlett]. A cara não me era estranha, achava que já tinha visto aquela cara em vídeos no Youtube. Imaginei que pudesse ser o guitarrista dos Guns N' Roses", conta o proprietário da loja, Agostinho Rodrigues, conhecido como "Tico", ao JN.
E era mesmo. A dias do concerto dos Guns N' Roses em Coimbra, o guitarrista da banda esteve pela cidade Invicta em "mini-férias", revela Tico. "Conversámos durante muito tempo. Por acaso era uma manhã calma. Veio à loja recomendado por alguém, já tinha ouvido falar da guitarra portuguesa e queria adquirir uma", acrescenta.
O proprietário, que estava na loja acompanhado pela mulher, Cristina, explicou a Richard Fortus a origem da guitarra, como se tocava e até fez uma demonstração, arrancando elogios do músico. "Disse que eu tocava muito bem e eu nem toco nada de especial", recorda em conversa com o JN.
Segundo Tico, o norte-americano estava interessado em comprar uma guitarra portuguesa para fazer arranjos musicais. "Ele queria fazer música, não necessariamente para os Guns N' Roses, e precisava de algo mais orgânico", explica o proprietário.
Negócio feito. Richard Fortus saiu da loja depois de uma longa conversa e, nas mãos, levou uma guitarra portuguesa de Coimbra, precisamente a cidade onde irá atuar com a banda de hard rock na sexta-feira. "É um músico com todas as letras, uma simpatia e terra a terra. Às vezes, consideramos estes ídolos como intocáveis, quando, na verdade, são pessoas iguais a nós", completa Tico.
O encontro foi eternizado com uma fotografia publicada nas redes sociais da loja portuense.
Os Guns N’Roses atuam em Coimbra na sexta-feira, naquela que é a primeira paragem na Europa da digressão mundial “Because What You Want & What You Get Are Two Completely Different Thing”, que começou na Coreia do Sul, a 1 de maio.
A banda norte-americana deve subir ao palco às 20.15 horas, com a primeira parte a ser assegurada pelos Rival Sons, a partir das 19 horas, segundo a promotora Everything Is New, que alerta que os horários estão “sujeitos a alterações sem aviso prévio”. Está previsto o recinto abrir às 17 horas e as portas do Estádio Cidade de Coimbra meia hora depois.
Os preços dos bilhetes variam entre os 155 euros, para as bancadas nascente e poente inferiores, e os 90 euros, na bancada sul superior. Há também bilhetes por 155 euros, 125 euros e 110 euros. Para o relvado custam 95 euros.