Muitas estrelas vão passar pelos palcos das festas populares, onde a religião convive com o arraial profano.
Corpo do artigo
Bárbara Bandeira, Mickael Carreira, Anjos, Tony Carreira, Calema, José Cid, Diogo Piçarra, Carolina Deslandes: a lista de cantores e bandas é longa e para todos os gostos. Concertos que pode ver este verão - acima de tudo, gratuitamente -, se for a alguma das dezenas de romarias que enchem o calendário.
Este ano, os promotores das festas sentem a expectativa do regresso, depois de dois anos de paragem. "As pessoas estão muito ansiosas pela festa e perguntam se vamos ter o fogo, se vamos a ter a procissão", disse ao JN Sérgio Soares, juiz da confraria de Nossa Senhora de Porto d"Ave, na Póvoa de Lanhoso, que organiza aquela que é conhecida pela Romaria dos Bifes e dos Melões, com ponto alto no primeiro domingo de setembro.
Os enormes bifes de boi ou vaca com cebolada (bife à romaria) e o extravagante melão casca de carvalho são as maiores estrelas, depois da Nossa Senhora ali venerada. A parte religiosa é forte, com o "lindíssimo santuário" a receber entre os seus romeiros "muitos emigrantes que marcam férias para esta altura", assinala Sérgio Soares.
A festa tem ainda embutido um festival de música moderna - o Noite Gerações (este ano, ganhou o prefixo Diver) -, com entrada livre, e a banda Wet Band Gang como cabeça de cartaz. É no dia 2 de setembro e tem entrada livre.
Augusto Canário é, provavelmente, o campeão dos palcos das maiores romarias. Atua na Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo - a festa vai de 17 a 21 de agosto, mas as atividades do programa já decorrem. Pelos cartazes das romarias fora, há de tudo, do fado ao hip hop, passando pelo pimba.
"Estão todos ansiosos"
No recordista de romarias que é o Minho (só no concelho de Viana, há 70 e 40 na vizinha Caminha), vale a pena atentar ainda no cartaz tradicional: há gaiteiros, festivais de folclore, bandas filarmónicas, grupos de música popular contemporâneos, bombos, zés-pereiras.
Nas Festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego (25 de agosto a 9 de setembro) pode contar com estrelas: Carolina Deslandes, Os Quatro e Meia, José Cid e Calema, todos com entrada livre. A festa é organizada apenas por uma equipa do Município e que aposta também em eventos desportivos, disse ao JN o vereador José Pinto.
"Estão todos muito ansiosos por esta festa, que é uma das maiores romarias de Portugal e tem origens e identidade própria", afirmou o autarca. São esperadas 500 mil pessoas, sendo os dias fortes da festa entre 7 e 9 de setembro.
Apesar da vocação nortenha para misturar devoção com festa profana, também há enormes festividades mais a sul. É o caso das Festas Populares de Corroios, no Seixal, onde está o "rei" Augusto Canário, mas também Mickael Carreira, Anjos, Toy, entre outros.
Apenas um concerto - Amor Electro - implica um bilhete de cinco euros, para angariar receita para obras no Parque Urbano da Quinta de Marialva, local das festas. O presidente da Junta de Freguesia, que organiza o arraial, Hugo Constantino, fala da sensação revigorante no regresso das Festas Populares, a representar um momento alto de convívio.
"As festas são um cartaz cultural e uma mostra de atividades económicas", diz. Este ano, há uma novidade: a TV das Festas. Esperam-se em Corroios mais de 650 mil pessoas.
10 a 15 de agosto
S. Bento da Porta Aberta
Gerês, Terras de Bouro
13 a 15 de agosto
Senhora da Aparecida
Lousada
v 17 a 21 de agosto
Senhora da Agonia
Viana do Castelo
18 a 22 de agosto
Festas de Bragança
Bragança
18 a 23 de agosto
N.ª Senhora da Saúde
Famalicão
19 a 24 de agosto
S. Bartolomeu do Mar
Esposende
28 e 29 de agosto
Romaria de S. João d"Arga
Caminha
29 de agosto
Festa do Banho
Lagos
3 a 11 de setembro
N.ª Senhora do Alívio
Vila Verde
7 a 12 de setembro
Feiras Novas
Ponte de Lima