O “Festival Jazz no Jardim 2025” começa hoje, sexta-feira, 13 de junho, e promete animar o Marco de Canaveses durante três dias consecutivos com concertos gratuitos ao ar livre, celebrando o jazz nas suas mais diversas formas e sonoridades.
Corpo do artigo
A abrir o festival, esta sexta-feira, às 21.30 horas, atua a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), acompanhada pelo saxofonista espanhol Perico Sambeat, considerado um dos mais destacados nomes do jazz europeu.
Além de participações em gravações de músicos de jazz portugueses, como Carlos Barretto, Bernardo Sassetti ou Rodrigo Gonçalves, o músico espanhol também colaborou com a Orquestra Jazz de Matosinhos, designadamente numa homenagem ao músico Ornette Coleman, com Ricardo Toscano, e no programa “compositor em residência”, com temas originais arranjados para "big band". A colaboração de Perico Sambeat com a OJM tem um novo capítulo no Marco de Canaveses.
No sábado, sobe ao palco o André Rosinha Trio (banda que soma colaborações com Salvador Sobral), que apresentará o seu trabalho com uma abordagem intimista e poética ao jazz contemporâneo.
O encerramento do festival está reservado para domingo, com uma tarde “pensada para todos os públicos”.
Às 16 horas, os Supertronik Bootleg levam ao Jardim do Marco uma fusão de eletrónica e jazz, num registo que convida à dança. Definem-se como um “um quinteto de seres extra-planetários que persegue as sonoridades terrestres de Eurodance e Brasshouse”. Com atividade desde 2018, o grupo de instrumentistas de sopros e percussão explora repertório da música eletrónica dos anos 90 com arranjos originais e performances de rua. O primeiro trabalho discográfico (2020) dos Supertronik Bootleg foi um rearranjo do tema Better Off Alone de Alice Deejay. Em 2024, apresentaram mais um rework, desta vez do clássico de pista Freed From Desire de Gala.
Às 18 horas, o grupo Two-Time Winners encerra o Jazz No Jardim com um concerto de groove, improviso e ritmo. Formada por Samuel Silva e João Sêco, a dupla de músicos/produtores conta com a colaboração de três vocalistas internacionais, Tracey Kayy, Owen O’Sound Lee e Gracie, e um elenco de músicos portugueses: Marito Marques, Pedro Ferreira, Guilherme Salgueiro, Bruno Macedo, João Sousa, Gileno Santana e Fábio Rodrigues.
O Festival Jazz no Jardim é organizado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.