Os documentos que revelam as primeiras lições de inglês do imperador francês Napoleão Bonaparte foram este domingo vendidos em leilão em França por 93.125 euros, revelou a leiloeira Osenat.
Corpo do artigo
Os três lotes de documentos que foram a leilão revelam palavras em inglês e alguns desenhos feitos por Napoleão Bonparte quando estava em exílio na ilha de Santa Helena.
De acordo com a leiloeira, os documentos vendidos este domingo revelam que Napoleão Bonaparte dedicou os seus dias de exílio a aprender inglês depois de ter sido obrigado pelos ingleses a exilar-se na ilha de Santa Helena em 1815.
Os documentos foram adquiridos pelo Museu das Cartas e Manuscritos de Paris, inaugurado há um ano e que inclui no acervo manuscritos de Marcel Proust, Victor Hugo, Mozart e Vincent Van Gogh, entre outros.
Os manuscritos do imperador francês consistem em pedaços de papel com pequenas frases em francês e em inglês, declinações de verbos e desenhos de fortificações militares.
Estarão expostos em Paris a partir do próximo dia 21.