Festival decorre na Super Bock Arena nos dias 25 e 26 de outubro. Programa integra, entre outros, Sérgio Godinho e Blind Zero e duas bandas que regressam do passado: Turbo Junkie e Ecos da Cave.
Corpo do artigo
A Super Bock Arena volta a receber mais uma edição do festival de dois dias Rock à Moda do Porto. Num cartaz com Blind Zero, Sérgio Godinho, Turbo Junkie, Zen, Ecos da Cave e Plaza, juntam-se agora os Pluto e Marta Ren.
O certame quer “celebrar uma vez mais a vivacidade do rock e refletir o orgulho da pronúncia do Norte”, diz a organização, a cargo da Vibes & Beats.
Com o seu eixo assente no rock, o programa do festival contém diversas variantes desse género elétrico de música popular.
Blind Zero festejam 30 anos
A banda Pluto, que atua no dia 25 de outubro, pratica desde 2004 rock indie e é formada por Manel Cruz, Peixe (ambos também dos Ornatos Violeta), Eduardo e Ruca.
No alinhamento do primeiro dia destacam-se ainda os Blind Zero, de Miguel Guedes, com o seu rock cantado em inglês e que festeja este ano três décadas de existência. O grupo foi formado em 1994, mas o LP de estreia, "Trigger", com rock temperado de grunge, foi lançado em 1995. Criativamente ativos, os Blind Zero têm um novo álbum para tocar, "Courage and doom", editado este ano.
Sérgio Godinho nasceu no Porto
O cabeça de cartaz da primeira noite é, inevitavelmente, Sérgio Godinho.
O histórico cantor e compositor, que nasceu no Porto há 78 anos - quando atuar no festival, Godinho terá 79 anos, já que faz anos a 31 de agosto -, apresentará na Invicta o novo disco de fragrâncias folk e música de intervenção “Liberdade 25”.
O dia inaugural do Rock à Moda do Porto abre com os Plaza, trio de pop-rock floral de Vila do Conde.
Dois regressos esperados
A voz pop-rock-blues de Marta Ren vem completar o cartaz do dia 26 de outubro.
O elenco do último dia do festival Rock à Moda do Porto já continha Zen e o seu power-rock. Conta ainda com duas "ressuscitações": os Turbo Junkie, dos irmãos Praça, que regressam aos palcos após terem terminado o projeto em 2000; e ainda os Ecos da Cave, banda icónica de pop-rock da década de 1980 que ressuscitou em 2017, após um interregno de 23 anos e que se mantém no ativo.
Os bilhetes para o Rock à Moda do Porto 2024 custam 49 euros.