Mikey Madison recebeu o Oscar de melhor atriz com “Anora”, o primeiro grande papel no cinema, depois de já ter participado em filmes como “Scream 5” e “Once Upon a Time in Hollywood”. Em criança, era fascinada por cavalos, mas a paixão pela representação foi crescendo até chegar ao mais cobiçado prémio de Hollywood.
Corpo do artigo
A atriz de 25 anos é a estrela do filme mais premiado da noite de Oscars, “Anora”, em que desempenhou o papel de Ani, uma trabalhadora do sexo de Brooklyn, Nova Iorque. A personagem da californiana casa com o filho de um oligarca russo e tem sérias complicações com os pais do companheiro que fazem de tudo para impedir este casamento. “Nunca pensei que uma coisa assim acontecesse na minha vida”, revelou a protagonista após receber o prémio.
Sensualidade e carisma são o que a caracteriza nos projetos, mas neste filme demonstrou o seu lado doce e vulnerável. "Inspirou-me e revigorou o meu amor pelo cinema, lembrou-me do tipo de trabalho que quero fazer”, conta a atriz, à agência Lusa, sobre esta vitória.
No discurso de agradecimento perante a plateia da cerimónia, elogiou o realizador Sean Baker pela dedicação e pela forma como tratou o assunto delicado do filme. “A minha cabeça está a mil e o meu coração está prestes a explodir”, contou a atriz norte-americana com as emoções à flor da pele e em suspenso pela incerteza sobre o que o futuro lhe reserva.
Mikey Madison está a ganhar relevo no mundo cinematográfico, embora nem sempre tenha sido essa a grande paixão. Nasceu em Los Angeles, mas foi no Vale de San Fernando onde cresceu e viveu a infância, juntamente com os pais e os quatro irmãos. O fascínio por cavalos que tinha na infância foi, mais tarde, substituído pelo amor pela ficção. Na verdade, Mikey sempre imaginou que a carreira profissional iria passar pelo mundo equestre, chegando mesmo a fimar que é uma "menina dos cavalos".
Iniciou a carreira nas curtas-metragens, em 2013, com “Redirement” e “Pani’s Box”. No ano seguinte, trabalhou em “Bound for Greatness” e filmou a primeira longa-metragem “Liza, Liza, skies are grey”. O primeiro papel de destaque foi na série televisiva “Better Things”, onde representou a personagem Max Fox, filha da personagem principal.
Em 2019, interpretou Susan Atkins, no filme de Taratino “Once Upon a Time in Hollywood”, que estreou no Festival do Cinema de Cannes desse mesmo ano. Ainda em 2019, teve voz no filme “The Addams Family”. Em 2022, interpretou Amber Freeman, no filme de terror “Scream V”. No ano passado, a atriz destacou-se pelo filme "Anora", mas participou também na série “Lady in the Lake”.
A competir com Mikey Madison nos Oscars 2025, estava Fernanda Torres do filme “Ainda Estou Aqui”, Demi Moore de “A Substância”, Cynthia Erivo de “Wicked” e ainda Karla Sofia Gáscon, do musical “Emilia Perez”.