Mirandela acolhe concerto improvável que junta Chuck Wansley à orquestra da escola profissional de arte
O cantor Chuck Wansley confessa que está “ansioso” e “muito entusiasmado” por poder atuar acompanhado de jovens músicos. Concerto é amanhã à noite no auditório do centro cultural da cidade transmontana.
Corpo do artigo
Mirandela prepara-se para acolher, na noite de sábado, um espetáculo musical com o cantor norte-americano Chuck Wansley a juntar-se à orquestra da ESPROARTE – a escola profissional de arte de Mirandela – com destaque para grandes clássicos musicais americanos em perfeita sintonia com outros estilos musicais como o jazz e o pop music.
Chuck Wansley começou a sua vida profissional com o grupo internacional de jovens Up With People, tendo viajado pelo mundo atuando para grandes multidões em palcos icónicos como o Royal Albert Hall, La Scala e o Carnegie Hall.
Foi membro fundador do Warp-9, o primeiro grupo de eletro hip-hop de Nova Iorque. Em 2015, Chuck mudou-se para Praga para explorar o seu amor pelo jazz e pelo swing de big band. Apaixonado por R&B, também lançou uma banda de funk de 10 peças, em 2018.
Recentemente, tem vindo a explorar o nosso país, mas divide o seu tempo pela Europa enquanto se apresenta regularmente com seu quarteto de jazz, como músico convidado em festivais de jazz com big band, protagoniza num espetáculo ao estilo da Broadway chamada "Original Vintage Orchestra", e continua a apresentar-se como artista convidado para festivais de jazz nos EUA.
Para Chuck, o concerto em Mirandela é como descobrir um novo mundo. “Estou muito feliz por ir a Mirandela, porque não tenho estado muito na região norte e a única coisa que sei dessa região é que tem bons vinhos”, afirma.
O desafio lançado pelo município de Mirandela para um concerto improvável com a orquestra Esproarte está a despertar em Chuck um “enorme entusiasmo porque vou estar com estudantes de uma escola de música que integram uma orquestra e que estão em momento de aprendizagem, pelo que estou muito feliz por apresentar o meu estilo de música que é uma mistura de jazz, pop music, músicas de filmes de Hollywood, e algumas das canções românticas que fizeram parte de muitos filmes e normalmente os estudantes e os músicos estão muito recetivos a alguma coisa que nunca tenham tocado antes". "É um grande desafio, mas através disso eu gosto de ensinar um novo estilo”, conta.
“Pelo que entendi, são músicos de grande nível e estou muito contente por tocar com eles a minha música”, acrescenta o cantor natural de Nova Iorque.
E para quem ainda está com dúvidas sobre o conteúdo deste espetáculo e os estilos musicais, Chuck Wansley esclarece: “Algumas das músicas que vou tocar, são clássicos habituais de famosos como Tony Bennet, Frank Sinatra e outras canções pop mais recentes, mas o importante é sentir o estilo da música, como o batimento, o ritmo, e se o fizeres corretamente vais comunicar com a audiência, mesmo sabendo que o público não fale inglês, a música é uma linguagem universal, pelo que se o ritmo for bom, o estilo da música for bom, e a melodia for boa, toda a gente vai gostar e entender o que eu tento dizer”.
E o cantor norte-americano garante que quem assistir não se vai arrepender. “Estou muito agradado por poder atuar em frente do público de Mirandela e espero poder comunicar a minha música através de melodias muito bonitas e que toda a gente possa sorrir no final do espectáculo”, conclui.
O concerto que junta Chuck Wansley e a orquestra da Esproarte acontece, este sábado, à noite no auditório do Centro Cultural de Mirandela e está integrado nas comemorações do feriado municipal.