<p>Morreu a escritora Matilde Rosa Araújo, que se destacou com obras para crianças. O velório decorre, esta tarde, nas instalações da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.</p>
Corpo do artigo
Matilde Rosa Araújo nasceu a 21 de Junho de 1921, e faleceu hoje, terça-feira, aos 89 anos, em casa, em Lisboa. A notícia foi confirmada pela editorial Caminho.
Destacou-se por uma vida dedicada aos problemas e aos direitos das crianças. Temáticas que se reflectiram na obra de Matilde Rosa Araújo, que abordou a infância em três perspectivas-base: a infância feliz, a infância agredida e a infância como projecto.
Galardoada com o prémio para o melhor livro para a Infância publicado no biénio 1994-1995, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996, ao livro de poemas "Fadas Verdes", tem obra marcante, também, na literatura para adultos, nomeadamente com contos e poesia.
Os mais de 20 livros para crianças que publicou colocam a tónica na obra para os mais novos, o que lhe valeu, ainda, o Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian, “ex-aequo” com Ricardo Alberty, em 1980; e o prémio para o melhor livro estrangeiro, com "O Palhaço Verde", atribuído pela associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil, em 1991.
Matilde Rosa Araújo recebeu, também, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em Maio de 2004.
De acordo com fonte da Editorial Caminho, o corpo de Matilde Rosa Araújo será velado hoje, terça-feira, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.