Morreu Brian Wilson, cofundador dos Beach Boys, que arquitetou o enorme sucesso do grupo e compôs a banda sonora do sonho californiano. Tinha 82 anos.
Corpo do artigo
"É com grande tristeza que anunciamos que o nosso amado pai, Brian Wilson, faleceu. Não temos palavras neste momento", refere o comunicado publicado nas contas de Wilson nas redes sociais. "Percebemos que estamos a partilhar a nossa dor com o mundo".
Último sobrevivente de três irmãos músicos - Brian (baixo, Carl (guitarrista) e Dennis (baterista), a que se juntou o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine -, Brian Wilson cofundou no início da década de 1960 os Beach Boys, banda que não só foi precursora do chamado surf rock como se cotaria também como um dos grupos mais populares do mundo, à conta de êxitos ainda hoje escutados como "Good vibrations" ou "Califórnia girls".
No auge da popularidade, Brian Wilson procurou incorporar outras influências no so da banda, trazendo para as suas canções, inicialmente muito formatadas na pop, elementos de música erudita, folk, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana e até hard rock.
Embora os abusos de drogas tenham causado fortes cisões no seio do grupo, os Beach Boys continuaram a compor e gravar com grande regularidade. Entre 1962 e 1979, editaram 20 discos, entre os quais "Surfin' USA", "Smiley smile" e "Wild honey". Permaneceram muito ativos nas décadas seguintes, com digressões pelo mundo inteiro, mesmo que não tenham voltado a conhecer o mesmo êxito dos primeiros anos.
Em 2016, o lendário músico passou pelo Porto para atuar no Primavera Sound, recriando na íntegra o mais aclamado álbum dos Beach Boys, "Pet Sounds", de 1966, frequentemente incluído na lista dos melhores discos de sempre. A "Mojo" elegeu-o o melhor álbum de sempre, enquanto a "Rolling Stone" colocou-o em segundo lugar. Foi uma viagem pelo tempo, destinada a assinalar os 50 anos de lançamento do disco, que embalou uma plateia surpreendentemente intergeracional.
Acometido por frequentes problemas psicológicos, resultado de anos a fio de dependências várias, Brian Wilson foi diagnosticado no ano passado com demência.