Corpo do artigo
Lisboa, 17 Fev (Lusa) - O Centro Cultural de Belém assinala o Carnaval com um concerto do Schostakovich-Ensemble, tendo como convidado especial o barítono José Van Dam e duas obras em destaque: "O Baile de Máscaras" e "O Carnaval dos Animais".
"O Carnaval dos Músicos" é o título do concerto que vai decorrer na próxima terça-feira, dia 24, com um programa dominado pela música francesa.
"É um programa que dá largas à imaginação", disse à Lusa o pianista Filipe Pinto-Ribeiro, director artístico do Schostakovich-Ensemble, acrescentando que o repertório tem que ver com o espírito de Carnaval.
A primeira parte vai abrir com quatro canções francesas, de Fauré, Duparc, Massenet e "O Carnaval dos Animais", uma obra de Camille Saint-Saens descrita como "uma fantasia zoológica" e elaborada quando o compositor passou férias na Áustria em 1886.
"É uma parte mais voltada para a música francesa do romantismo tardio, com alguns dos seus compositores mais importantes", sublinhou o pianista, indicando que José Van Dam vai também narrar os textos de Francis Blanche em "O Carnaval dos Animais".
"Depois, na segunda parte, continuamos na música francesa, mas damos um salto para a primeira metade do século XX com Ravel e Poulenc, terminando o concerto com a cantata profana para barítono e ensemble 'O Baile de Máscaras' (de Poulenc)", continuou.
O concerto inclui ainda "uma surpresa de Schostakovich", quatro valsas que o compositor fez para diferentes filmes, com arranjo de Levon Atovmian para flauta, clarinete e piano.
Neste concerto de Carnaval, o ensemble vai apresentar-se alargado a 14 músicos de sete nacionalidades.
Em declarações à Lusa, Pinto-Ribeiro destacou a participação da flautista Silvia Careddu, do oboísta Ramón Ortega, da violinista Tatiana Samouil e do violoncelista Justus Grimm, além da participação de Pedro Carneiro na percussão.
O agrupamento dirigido por Filipe Pinto-Ribeiro é ensemble associado do CCB e tem feito vários concertos nesta instituição desde a sua formação, em 2006, ano do centenário do nascimento do compositor Dmitri Schostakovich.
Sobre a participação de José Van Dam neste concerto, o pianista explicou que a ideia "foi convidar um grande nome do cenário internacional" e que o baixo-barítono se mostrou disponível e interessado em colaborar com um novo ensemble "que aparece na cena internacional".
EO.
Lusa/Fim